25 de fevereiro de 2017

Você precisa de 5 e-mails para viver em paz


E-mail é uma das ferramentas mais antigas na Internet que é uma cópia de uma da vida real mais antiga também, a carta.

Ao contrário da carta, o endereço do seu e-mail pode nunca mudar e pode ter quantos você quiser. Para ter uma vida saudável você precisa ter pelo menos 5 contas na vida pessoal.

Cinco contas de e-mails parece meio exagerado, mas vamos explicar.

No início era tudo escuro... aí houve uma grande explosão. Após alguns bilhões de anos, surgiu a Internet. Lá, surgiu um novo mundo, um virtual, que não se misturava com o real, exceto relacionado ao trabalho, pesquisas acadêmicas etc. Eu tenho perfis reais na Internet... mas talvez por ser antigo, também tenho um perfil "virtual" digamos assim. É difícil para os novinhos entenderem isso, mas vai por mim que vocês passam de ano.

Você precisa de ao menos 3 e-mails ou 3 categorias.


Primeiro e-mail (porto seguro)

Você precisa ter uma conta de e-mail. E-mail mesmo. Só para e-mail. Unica e exclusicamente para e-mails. Este e-mail será usado para recuperação de todos os outros e-mails. Se alguém roubar seu email, poderá recuperá-lo. É um e-mail "porto seguro", lá você não irá acessar com frequência e nem precisará configurar no seu celular, tablet etc.

Recomendo usar o Proton Mail pela segurança. São 500MB, mas suficiente para isso. Já falei sobre ele aqui. Ele é o tipo de e-mail que você não vai usar...mas quando precisar ele é o ideal. Se algum dia você precisar enviar algo criptografado, basta usá-lo.


Segundo e terceiro e-mail (você na vida real)

Eu uso o Outlook.com, a vantagem é poder criar aliases. Eu sei que o Google e Yahoo tem um esquela de adicionar um usuário+palavra@gmail.com, mas a desvantagem é que não dá para enviar a partir deste endereço. Então como fazer? Porque de fato ter 5 contas diferentes realmente é um saco... então não sei, se fode ae.

Tenho uma conta principal nome@xxx que eu uso para comunicação mesmo, quando eu quero conversar com alguém, que vou esperar uma resposta etc. Por ser da Microsoft, também uso para centralizar a conta do Windows (licença), Office, OneDrive, Skype etc. Não uso esse e-mail para cadastro em sites, acho que o único que usei foi para receber a fatura do banco (como dá trabalho alterar, deixei quieto).

Fiz um alias nome@yyy que eu uso exclusivamente para redes sociais, serviços (anac, prefeituras etc) importantes. Eu separo porque são conteúdos que não vou interagir, é mais para logins, boletins etc. Então já vai direto para caixa Y e dou pouca atenção. Também uso quando preciso enviar ou receber algo aleatório de alguém. E o melhor: evitar spam e do infeliz me adicionar em redes sociais.

Quando você usa o esquema do Gmail e Yahoo, os bots sabem que o +palavra é apenas uma extensão, então nada adiantará aos spammers.

Nestes e-mails eu deixo push ativado (o sistema avisa quando chega um novo e-mail) porque são assunto importante e, no segundo, ou pouco importante (mas que não deixa de ser importante).


Quarto e quinto e-mail (você na vida virtual... ou mais íntima)

Este é o mais estranho, é até difícil de explicar. Por que uma vida virtual? Crise de identidade? Super herói? Mas quem não deve não teme? Não, apenas um apelido que você usa na interwebs. 

Nos anos 90 era muito comum a molecada usar apelidos toscos ou da infância mesmo. Não é nem questão de privacidade ou se esconder, é porque naturalmente todo mundo busca uma identidade própria. Como diria o musical Cats, os gatos tem 2 nomes: o que eles recebem e o que eles escolhem.

Quem nasceu já na Internet dominada provavelmente não sabe o que é isso... nunca acessou chats, fóruns etc. com um monte de gente desconhecida. E também com essa onda de qualquer coisa é bullying, nunca receberam um apelido quando criança.

Enfim, o que eu quero dizer é que há lugares que você não quer usar teu nome real mas não necessariamente quer se esconder. Por exemplo, fóruns de internet, serviços de hospedagem de imagens etc. No meu caso, uso o Facebook com meu nome real (amigos do trabalho, família etc) e o Instagram eu uso meu apelido de infância (pois é mais pessoal, só amigos próximos de infância ou que conheci ao longo dos anos na Internet).

Essa conta eu tenho desde 1999 e nunca abri mão. Obviamente não rola usar para colocar no currículo ou usar com o seu orientador do doutorado em física quântica, então criei outra conta com um nome mais decente para usar como email princial (aquele nome@xxx).

Também tenho um alias nesta conta, que é para páginas de e-commerce, fóruns, serviços aleatórios etc que certamente vou receber spam, então já tenho um filtro para enviar e-mails para uma pasta e marcar como lida. Nesta eu uso um apelido@www.

Talvez seja mais por saudosismo, mas tem alguma utilidade. Nesta conta eu deixo desabilitado o push, ou seja, só recebo quando eu abro e atualizo. Por não se tratar de comunicação digamos assim, não vou ficar gastando bateria do celular/tablet a toa, né. Nem ficar pipocando popups. Eu uso um apelido@zzz.


E-mails extras (exceção)

Eventualmente você precisará de um e-mail para enviar dossiê de algum político ou criar um blog de merda na Internet e não quer ser ter papparazzis na sua casa, então você cria um e-mail para esta finalidade. Mas é exceção, pois é para um fim específico.


Resumindo...

Meio confuso. Bem, dessa forma eu reduzi drasticamente minha caixa de entrada e me organizei melhor. Minha caixa não fica lotada com. Usar filtros para tagear os e-mails continua deixando a caixa cheia. Esse foi o melhor esquema após muitos anos.

  • Ter uma conta segura para usar como recuperação de senha das outras contas e para, eventualmente, enviar e-mails seguros;
  • Uma conta com dois endereços, uma para comunicação (pessoal, acadêmico , profissional etc.), centralizar os contatos e agenda e outra para redes sociais, cadastros em bancos, órgãos reguladores etc;
  • Outra conta com dois endereços, uma para não misturar as "coisas da Internet" e a outra para spam.


Parece muita coisa, mas na prática do dia-a-dia eu uso apenas uma (dois endereços) com push. Quando aparece a notificação eu sei que tem alguma relevância.

A do ProtonMail é mais por precaução se roubarem minhas contas e a do apelido para cadastros. Apenas separei por tipo de uso e ambiente. Usar filtros precisa ficar configurando toda hora, é um pé no saco. O único problema é cada lugar precisar ter um login com e-mail diferente. Por isso que uso o KeePass mais para me organizar, não para lembrar as senhas. Mas isso é um assunto para outro post.

Pode parecer confuso, mas confuso é ficar recebendo e-mails na sua conta principal de tudo que é lugar. Alguns pessoas preferem usar filtros.. eu prefiro usar endereços de e-mails mesmo, já que o Outlook.com permite criar aliases.

Se cinco são muitas, tenha pelo menos 3: uma segura, uma pessoal (comunicação, contatos, agenda etc.) e outra para cadastros gerais.