23 de fevereiro de 2017

Usando o Twitter como ferramente de notícias


O Twitter é tipo Windows Phone 8 10 Mobile, se recusa a morrer e no fundo ainda tem alguma utilidade.

Apesar de todos os esforços da empresa para tentar matá-lo, vamos usar enquanto ainda existe.

 Primeiramente, #NãoVaiTerComentários.

O microblog foi criado para ser usado também com o SMS, por isso aquela bosta de limitação de caracteres mas que, depois, foi o que fez fazer sucesso: dizer só o que presta, sem encher linguiça e em tempo real.

Assim como várias outras redes sociais, ela usa uma Time Line que numa tradução direta podemos considera Linha do Tempo. Parece óbvio, mas o linha do tempo, ou linha cronológica, ou mostrar primeiro o que veio primeiro e depois mostrar o que veio depois não parece muito lógico para o Facebook e, não há muito tempo, para o Twitter, pois ambos não são mais cronológicos... e na minha opinião, isso está matando o piriquito azul.

O Flipboard é tipo um agregador de redes sociais. Você pode colocar seu Facebook, Twitter, Instagram e outras páginas. Quando eu comprei um iPad em 2012, depois do aplicativo da Jeppesen, o Flipboard sem dúvida nenhuma foi o aplicativo que eu mais usei. O diferençal dele é a forma de navegação, mostra como se fosse uma revista. No app do Twitter mostra o tweet e os links, um breve resumo etc., enquanto o Flipboard mostra conteúdo do link.


Tem quem goste de usar as sugestões do próprio aplicativo. Eu prefiro usar do Twitter porque no celular eu prefiro usar o app do Twitter, não acho muito confortável usar o Flipboard por causa do tamanho da tela. Sem contar que o Twitter estará lá... vai que o Flipboard faça alguma cagada após ser comprada por alguma empresa de publicidade.

Ah, e no Twitter você não precisa seguir para ter acesso aos tweets, você pode criar listas. E a grande sacada é essa.

VAMOS LÁ

Você precisa de:
- Um e-mail;
- Uma conta no Twitter;
- Um dispositivo que rode Flipboard (Windows, Windows Mobile, iOS, Android)

Primeiro passo é você criar uma conta de e-mail. Se você não tem, peça para o seu sobrinho criar uma.

Segundo passo é criar uma conta no Twitter. Não tem segredo. Escolha um nome, uma senha e use o e-mail que você possui (use o seu e-mail alternatio para redes sociais, usar o email principal é burrice, vai chover spam) ou que o teu sobrinho criou. Vai pedir um número de celular mas você pode pular. De resto, vai desmarcando tudo que ele sugerir, senão você vai criar uma conta seguindo um monte de gente inútil.

Eu criei o @expressodoartico (para ser uma extensão do blog).

Devido a limitação no Twitter, tive que usar @raposadoartico mesmo


Terceiro passo é o mais trabalhoso de todos e que será ad aeternum, que é seguir quem você achar interessante. Dificilmente você irá encontrar todo mundo agora, ao longo da sua vida de merda você irá encontrar contas interessantes e irá seguir. Então não se preocupe muito, com o tempo você vai melhorando suas listas.

Você tem duas opções: seguir e /ou colocar numa lista. Eu recomendo seguir só quem você realmente acha importante e deixar em listas apenas quem você eventualmente vai se importar... por exemplo, jornalistas. Jornalistas postam qualquer merda, então vai poluir sua Time Line.

Na prática é mais ou menos assim: quando você segue alguém, vai aparecer na sua Time Line. Você pode colocar essas pessoas em listas para quando quiser ler por temas não perder seus tweets. Então mesmo que você resolva seguir alguém é melhor colocá-la numa lista.

Como eu faço:

Eu sigo os principais sites de notícias do mundo (política, cotidiano, tecnologia etc) e os classificos em listas. Já alguns jornalistas, desenvolvedores, empresas etc, eu não sigo, mas deixo em listas para eventulmente checar.

É interessante você pensar em que tipo de assunto você quer e criar listas. Pois depois que seguir uma porrada de gente vai dar um puta trabalho organizar.

Minha sugestão: como vou atrás de notícias, eu separo por área:

- Nacional (folha, estadão, bbc brasil etc) [sigo]
- Internacional (bbc world, washington post, reuters world etc) [sigo]
- Tecnologia (the verge, engadget, expresso do ártico etc) [não sigo]
- Aeroespacial (decea, infraero, nasa, esa etc) [não sigo]
- Governamental (contas de órgãos federal, estadual, municipal.. política etc) [sigo]
- Coisas da profissão (conselho federal, regional, páginas etc.) [sigo]

Você pode criar Jornalistas, Desenvolvedores etc. Notícias comuns eu sigo para ler no Twitter no celular, pois são assuntos que quero saber na hora. Os demais, como eu prefiro ler com mais calma e não são assuntos urgentes, deixo para ler depois. Seguir muitas páginas acaba virando uma zona quando você quer ler algo atual, do momento.

Ao longo do tempo o Twitter vai sugerir algumas páginas e você vai adicionando. Lembre-se de SEMPRE colocar em alguma lista... porque depois vira uma zona. E também vai ver que algumas páginas são inúteis, ou postam coisas repetidas... aí é só você deixar de seguir (e lembrar de retirar da lista).

Como eu já tenho uma conta pessoal, vou usar esta conta apenas para o blog e notícias de tecnologia e relacionadas.

Bem, não tem segredo. Só clicar no avatar e depois lists. Estará vazia, então clique em create new list.



O interessante é que as listas podem ser públicas ou privadas. Você pode seguir as listas de outras pessoas, inclusive.


Vou criar rapidamente uma lista de notícias de tecnologia e deixá-la pública.

Vou usar o segundo pior blog de tecnologia como exemplo, pois o primeiro pior blog me recuso a seguir.

Não tem erro, é só acessar a conta no Twitter e depois clicar na engrenagem e add or remove from lists... Se você quiser que apareça na sua timeline, só clicar em follow. Na minha conta pessoa eu não sigo, apenas deixo nas listas. Mas como essa conta será para o blog, irei seguir.


Ao seguir a página, o Twitter vai te sugerir outras páginas conforme quem você segue:


Então conforme você vai usando, vai montando sua lista. Por isso recomendo navegar pelo site mesmo. Alias, sempre que possível use um browser para não deixar a Web morrer. Claro, nem sempre dá para usar no celular ou no tablet. Até tem a versão web do Flipboard, mas o legal de ver no tablet é justamente como se estivesse usando uma revista.

Para agilizar, entre na parte Who To Follow que vai sugerir um monte de páginas:



Então é isso, você vai montando essa bosta de lista durante o uso. Montando duas listas rapidinhas aqui (públicas, quem tiver preguiça de pesquisar ou simplesmente quiser seguir a lista que vou montando):



Estou seguindo todos, então verei tudo na timeline. Quando eu eventualmente quiser ler apenas as notícias de páginas nacionais (às vezes quero saber o que estão falando de coisas relacionadas ao Brasil, por exemplo como bloqueio no WhatsApp), eu acesso a lista Tecnologia BR.

Dica:

O Twitter quase matou o Trending Topic, que é uma lista com os assuntos mais tretados no momento e colocou uma merda de Tailored Trends (assuntos do momento) que é baseado em quem você segue (ou o que o Twitter acha que você vai gostar).

Eu acho isso uma bosta porque eu já sei o assunto que está bombando quem eu sigo. Eu quero ver o que está bombando no mundo, no Brasil, no Ártico, mostrar o que já acompanho não faz sentido. Mas aí vai de cada um. O padrão é esse tailored trends, para mudar basta clicar nele e alterar:



Pronto, agora você vai ler o que os idiotas estão falando no mundo, no Brasil ou na sua cidade... e não o que o Twitter acha que você deveria ler (lembre-se: tente ter o maior controle no que você lê).

Por que eu prefiro o trending topics? Às vezes bombam coisas na Internet e ser o último a saber é ruim né?

Este passo foi enorme e, como falei, nunca acabará, pois ao longo do uso você iria adicionar ou remover pessoas.


Quarto passo, finalmente é usar o Flipboard para ler suas notícias no conforto da tua privada. Apesar de ter a versão online e para Windows, no desktop eu prefiro usar o site (e não o app) do Twitter mesmo. O Flipboard é bacana usar no tablet. Baixe o aplicativo do seu tablet e crie uma conta. Não é difícil.

A sacada é configurar o app. Após criar a conta, remova tudo que tem lá e depois adicione sua conta do Twitter e depois crie atalhos para as listas:

Removendo tudo que é inútil:


Depois, vá em More > Following > Accounts > Twitter. Adicione sua conta usando o e-mail que usou para cadastrar no Twitter:



Pronto, sua conta foi adicionar e irá aparecer um link na parte principal para sua timeline.


Agora vem a outra sacada, que é criar atalhos das suas listas para quando você quiser ler notícias por tema. Clique na palavra Twitter para abrir as opções, vá em Your Lists, selecione sua lista. Aí no canto superior esquerdo, clique em Follow:



Pronto, suas listas irão aparecer no início. Vá colocando suas listas ou também pode seguir as sugestões do Flipboard. Basta fuçar o aplicativo.


Pronto, agora o seu tablet finalmente terá algum propósito para existir para justificar o que você gastou nele.

Dá para seguir também Facebook e outras redes sociais. Se eu não me engano o Instagram também. Tem gente que prefere RSS. Eu gosto do Flipboard porque ele exibe um formato agradável.

O Twitter já foi muito criticado por ser uma bosta, muita gente deixou de usar e vale menos que sua cópia chinesa Weibo. Mas por isso que é bom, se fosse modinha tipo Facebook seria uma merda mesmo. O legal dele é ler coisas do momento, coisas de horas atrás perde a graça.

Outra coisa bacana é interagir com as pessoas que você  não conhece. O Facebook eu vejo algo mais com gente que você realmente conhece (apesar que tem gente que adiciona todo mundo que vê).

Crie um fake no Twitter para companhar notícias, zoar os outros e profit!

Quem tiver blog e /ou conta no Twitter, compartilhe para gente criar uma rede de pedofilia notícias amadoras