19 de outubro de 2015

Instalando o Linux no VMware


Dias atrás falei porque faz sentido instalar o Linux agora mesmo e recebi uma enxurrada e emails pedindo ajuda e um tutorial de como instalar (mentira, só recebi um, da SuaMãe™). Então resolvi criar esse post para ajudar a propagar essa maravilha da tecnologia.

Para começar, é melhor escolher por onde não possa dar merda, ou seja, em uma máquina virtual.

O primeiro passo é decidir qual distribuição você vai usar. Um site bom para decidir é o Distro Watch. Há várias distros mais amigáveis, outras mais complicadas. Enfim, vai de acordo com sua necessidade. Vou usar o openSUSE pois já tenho o .ISO dele aqui. É uma distro que não é tão amigável quanto o Ubuntu nem tão masoquista quanto o Slackware, é o meio termo.


Como a ideia é usar em uma máquina virtual, não precisa de tanta estabilidade assim. Por isso recomendo o Tumbleweed que é rolling release (vai sempre atualizando), enquanto o Leap / 13.2 é mais conservador e dividido em versões.

Na página de download do Tumbleweed escolha a opção "DVD Installation", pois você vai precisar baixar só uma vez, caso dê merda e queira reinstalar.



Agora é baixar o VMware Workstation 12 Clique em "Avaliar Gratuitamente", pode ir na fé que é de graça mesmo, para uso pessoal:


A instalação é bem simples, não tem segredo. Vai aparecer uma opção para usar gratuitamente (e inserir seu falso email) ou comprá-lo (e inserir o código). Agora vamos instalar o openSUSE Tumbleweed.

Abra o VMware Workstation clique em "Create a New Virtual Machine":


Depois escolha o nome da Máquina Virtual e o local:


Na parte de disco, recomendo colocar aí uns 40 GB e escolher a opção "Store virtual disk as single file". Para esse objetivo não importa muito, mas só para ficar mais organizado e tal:


Em seguida, para questão de otimização, clique em "Customize Hardware" e selecione a metade da RAM e metade dos processadores que você tem. Uma vez eu selecionei o máximo possível e rodar o Windows com a máquina virtual ao mesmo tempo ficou uma lerdeza, me senti no Galaxy S5.



Tudo pronto, só clicar em "Finish" e iniciar a máquina. Fique tranquilo porque se der alguma merda não vai afetar o Windows. No máximo ficar lerdo enquanto está rodando a VM.

Na hora que rodar o .ISO do openSUSE é capaz do VMware pedir pra instalar umas paradinhas adicionais, mas pode ignorar. Após o boot, vai aparecer algo parecido com isso:


Pode clicar em "Installation" sem medo de ser feliz. Caso queira usar o Windows e "tirar" o cursor da máquina, é só apertar CTRL+ALT. Ele vai carregar o kernel linux e vai aparecer um monte de caracteres, estilo Matrix, e o programa de instalação:



Coloque o idioma e escolha corretamente o layout do teclado, para escrever corretamente com os acentos e tudo mais. Como não se trata de Apple, Google ou Microsoft, pode ignorar "License Agreement". Clique em "next".

Em seguida, selecione o "Add Online Repositories Before Installation" caso você tenha acesso a Internet no momento da instalação. Isso é bom porque, apesar dos softwares estarem no .iso do DVD, ele vai baixar os mais atuais. Caso você não queira, para não gastar mais sua franquia de Internet ou atrapalhar teu irmão assistindo Netflix, então não habilite.


Agora tem a treta do Linux: o particionamento. Como estamos em uma VM, FODA-SE. "Mas se eu..." FODA-SE. Caso você queira aprender mais sobre o particionamento é interessante dar uma pesquisada na Internet. Mas estamos em uma VM e não será seu OS primário, podemos relaxar em relação ao tamanho das partições etc. 

Quando vai instalar mesmo o Linux, é interessante colocar o "/swap" com metade da sua RAM (ou a quantidade igual se for usar o "suspend"), o "/" pode ter um tamanho generoso (onde os software são instalados), o "/home" é onde ficam os arquivos dos usuários ficam (documentos, músicas etc). Caso você queira fuçar para entender e tal, faça sem medo de ser feliz, se der merda é só recomeçar.


O próximo passo é escolher a região e a time zone. Nessa parte até o Jairo não tem dificuldade:


Como selecionei em usar os repositórios online antes na instalação, ele vai me questionar quais. Só não vou selecionar os repositórios principais "Sources" e "DEBUG", porque é mais para desenvolvimento e blablabla.


Aí ele vai checar os repositórios e depois pedir para você aceitar o "License Agreement" deles. "Next". Então vai começar a adicionar os repositórios, vai baixar umas listinhas etc e tal. Dependendo da conexão, não vai demorar muito.


O próximo passo é escolher o ambiente Desktop. Em homenagem ao MalcriadoRJ, vou escolher um bonito. Logo na tela de instação já aparecem as opções de desktop. E. Vou escolher o KDE porque o MRJ reaça não gostou do Gnome 3. Eu particularmente prefiro Gnome... mas como já uso em dual-boot, vou testar o KDE dessa vez.

Os fodões usam Gnome. Os vilões usam KDE. 



Se está em uma máquina menos potente, talvez seja interessante o XFCE ou LXDE, basta clicar em "Other" que vai abrir essas opções. Caso queira algo mais ROOTS, escolha "Minimal X Windows". Mas é melhor Gnome ou KDE, vai por mim.


Em seguida, é para escolher o nome senha do usuário. Como estamos em uma VM, deixe selecionado a opção "Use this password for system administrador", o famoso "root". Se fosse seu sistema principal ou usar bastante, é melhor usar outra senha por questões de segurança.


Como eu sei que você vai usar uma senha ridícula (e provavelmente a usa em algum outro lugar), vai aparecer uma mensagem dizendo que a sua senha é igual você na vida real: fraca.  Não precisa usar uma senha muito forte (exceto se você for usar a VM para acessar bancos etc, ai pode pensar numa senha mais complexa).

Em seguida vai aparecer a tela de um resumão da instalação:


Caso queira adicionar algum pacote, software etc, clique na palavra "Software" e vai adicionando o que você quiser:



Aí só clicar em "OK" e "Install". Vai aparecer uma tela perguntando se você realmente quer instalar, alertando que suas modificações na partição será feita e se você for cagão é melhor desistir e voltar pra sua vida medíocre. Então clique "Install" e que se foda.

Na tela de instalação, clique na aba "Details" para ver a treta toda acontecendo, é bacana. Mas vai demorar um pouco, principalmente se você colocou para usar os repositórios online, ele vai baixar.


Pode continuar usando o PC normalmente. Capaz de dar umas travadinhas de leve, mas é sem crise. Só não recomendo usar aplicativos pesados.

Na VM a instalação é bem simples. Se fosse na sua partição mesmo seria um pouco mais complicado. A complicação é mais pelo fato de não estar familiarizado com os termos etc. Mas é só você dar uma pesquisada na Internet e entender algumas coisas que será bem fácil. O maior problema que eu tive foi na hora do boot, pois eu estava acostumado com a BIOS e hoje em dia é UEFI. E também pelo Secure Boot que essa merda insistia em ignorar. Depois de algumas tentativas eu consegui fazer a porra toda funcionar corretamente, bootando bonitinho e dando a opção para escolher entre o Windows 10 e o openSUSE.

Eu realmente estou instalando openSUSE enquanto escrevo esse tutorial. Então vou encher linguiça porque essa merda vai demorar. A parte mais demorada de tudo isso é baixar o .ISO, o VMware e os arquivos pelo repositório online (se escolher). De resto, é suave, praticamente "next", "next"...

Voltando, se for instalar em uma partição, recomendo usar a opção para criptografar o HD. No openSUSE é muito fácil, na hora de criar as partições é só selecionar a opção de criptografia, aí vai pedir uma senha. Aqui no meu notebook, eu ligo e o gerenciar de boot do linux já pede a senha. Em seguida aparece as opções do Windows 10 e openSUSE. Se eu escolher o linux, vai pedir novamente a senha.

Se você tirar o HD e tentar ligar em outro PC com windows você não vai conseguir acessar os documentos. Mas se você ligar em um PC com linux, ele vai te pedir a senha e voilá, vai poder acessar. No Windows tem o Bitlocker, mas é só nas versões PRO e Enterprise. É por isso que você TEM que aprendar a usar o Linux porque algum dia você vai precisar de um pouco de segurança e não vai querer pagar R$ 810 só para proteger seus nudes.

Enfim, vale a pena aprender a usar porque nunca se sabe o dia de amanhã, vai que você procure um emprego e a empresa usa linux. É um ponto positivo no currículo.

Depois de uns 20 e poucos minutos, a instalação acabou! É TRÉTAAAA, É TRÊTAAAAAAAA!!




Agora vamos dar uma fuçada melhor e em fullscreen, alterar algumas coisas...


Puta que pariu, confesso que curti pacarai o KDE 5!!!  As animações estão bem legais! Para quem está acostumado com o Windows, o KDE é muito tranquilo.


LibreOffice Calc (clone do Excel):


Widgets e outras coisas:


Dolphin (File Explorer)


Instalando o VLC pelo site usando o 1-click Install


Caramba, o KDE 5 Plasma tá de parabéns, tô até pensando em usar como ambiente padrão!



A Dona Raposona quer que eu instale o Linux em um notebook velho que ela tem, aí se eu não esquecer tento fazer um tutorial de como instalar em dual-boot. Acho que ela vai gostar do KDE 5!

Qualquer dúvida é só deixar uma pergunta nos comentários