12 de agosto de 2017

Bug ainda permite atualizar Windows pirata para o Windows 10


Quando a Microsoft lançou o Windows 10 ela fez de tudo para atingir 1 bilhão de máquinas rodando, inclusive oferecendo de graça para quem tinha as versões 7 e 8 até o dia 29 de julho de 2016.

Aí pensei: e se eu pegar um DeLorean, voltar no tempo e tentar atualizar? Obviamente.. mas e se eu alterar a data do computador ? ( ͡° ͜ʖ ͡°)

E se fosse um sistema pirata??? ( ͡ಠ ʖ̯ ͡ಠ)

Eu saí da pirataria em 2005 quando comprei meu primeiro notebook que veio com o lixo do Windows XP Home original. Mas no desktop ainda tinha uma versão pirata até 2012 quando saiu o Windows 8, atualizei do Windows 7 para o Windows 8 Pro na promoção da Microsoft por 30 reais.

Lembrando que esse tutorial tem fins didáticos para mostrar uma falha no sistema operacional, sendo vedado a exploração dessa falha para fins pessoais ou comerciais. Valorize o sistema operacional da Microsoft, pague 810 reais no Windows 10 Pro cheio de bloatwares.

Sem muitas delongas nem lições de morais, vamos ver no que dá, não dá pra saber ainda.

O que usei:

- Máquina virtual (VMware), mas usar qualquer PC também dá;
- Windows 7 Ultimate RTM pirata pré-ativado (build 7600.16385), se vira nos torrents;
- Windows 7 Service Pack 1, baixe aqui
- Windows 10 Pro RTM (build 10240.16405), é a primeira build, se vira nos torrents;
- Windows 10 Pro mais atual, baixe aqui.

Se fizer em máquina física é melhor tetudo ter tudo já num pendrive ou dvd.

Não é complicado, a parte mais demorada é a instalação e atualização, dava até para resumir em poucas linhas... mas como é meu blog, vou enrolar. Se f*de ae, vai ter que ler tudo.

Configurar a data da máquina


Primeiro, vamos alterar a data do sistema para 29/07/2015, quando foi lançado oficialmente a primeira build:


E não esqueça de manter o sistema offline:


Às vezes quando a VM reinicia, ela reativa a conexão. Então ou você mantém a máquina  física desconectada ou toda vez que reiniciar certifique-se de que está OFFLINE. Se não estiver, vai atualizar a data e vai cagar tudo.


Instalar o Windows 7


Depois é só iniciar a instalação do Windows 7 Ultimate JackSparrow.

Essa versão do 7 Ultimate não precisa de ativação, eu baixei em algum lugar em 2009 e só deus sabe como eu nunca precisei ativar e mesmo assim atualizava no Windows Update tranquilamente. Quando a Microsoft lançou o Windows 8, aí eu comprei. 

Não testei com outras versões (W7 Home, Starter etc ou W8 Home etc), testei com essa porque, ao atualizar, vai para a versão Pro do W10, que possui algumas funções, sendo a mais importante o BitLocker para criptografar o disco. Quem usa notebook sem Bitlocker ou qualquer criptografia em disco merece apanhar.

Essa foi a melhor versão do Windows que usei. Para ter uma ideia, com o Service Pack 1, tem suporte até 2020. Ou seja, 11 anos de suporte, de 2009 à 2020. Só não uso hoje porque prefiro usar uma versão original. Mas se eu tivesse o 7 Ultimate original, estaria usando até hoje.


Após a instalação, não conecte a rede, não atualize via windows update, não respire. Verifique a data e se está ativado:



Instalar o Service Pack 1


Como a máquina está desconectada e com o SP1 já baixado, e instale-o.



Atualizar para a primeira build do Windows 10 Pro 10240


Com a máquina reiniciada, desconectada à rede e com a data 29/07/2015, basta atualizar para a primeira build do Windows 10, a Threshold 1, versão 1507 RTM OS build 10240.16405, via pendrive ou DVD.

ATENÇÃO: Tem que atualizar a partir do Windows 7, não pode fazer uma instalação limpa. Acredito que se fizer uma instalação limpa é capaz do Windows 10 pedir a key da versão anterior ou pedir direto a do Windows 10.

Por que a primeira? Bem, porque a primeira deixava atualizar o 7 e 8 de graça. Provavelmente as builds mais atuais tenham alguma trava, já que a build é de uma data posterior. Na dúvida, melhor instalar a primeira.

Mesmo com o SP1, provavelmente vai recomendar baixar novas atualizações. Basta dizer não.


Após instalar não faça nada, continue desconectado. Muito provavelmente o sistema irá dizer para conectar à Internet para ativar. Dê uma de louco e ignore.


Atualizar para o Windows 10 mais atual


Agora reinicie a máquina já com a data correta (atual) e mantendo offline. Então atualize via pendrive ou DVD para a versão mais recente do Windows 10.

Vai aparecer uma mensagem bisonha dizendo que não poderá voltar ao Windows 7. Continue. Depois vai sugerir que você faça download e instale atualizações, como estará offline, selecione Not right now, igual no Windows 7. E já desabilite aquela bosta de telemetria I want to help make the installation of Windows better.


Após a instalação, reinicie a máquina e aproveita para configurar a data corretamente e com acesso à Internet.

Então vá em Settings > Update & security > Activation e veja se continua ativado com uma licença digital:



Transformar a conta local em conta Microsoft


Agora vem o pulo do gato Raposão. O Windows 7 Ultimate instalado anteriormente criou uma conta local e ativado, o Windows 10 10240 permitiu atualizar para a versão 10 mantendo a ativação e agora nessa última versão para víncular essa conta local ativada em uma conta Microsoft.

Você pode usar uma conta MS existente ou criar na hora. Não use uma conta que já tenha licença, obviamente não faz sentido. Se a conta tiver uma licença de outra versão, como a Home, pode ser que dê alguma merda.

Na dúvida, entre em https://account.microsoft.com/devices/ e veja como está a situação. Se estiver vazio, melhor ainda. Se tiver algum PC, veja se naquele PC essa conta MS não foi usada para ativar o Windows com outra versão. 


Após decido qual conta usar, basta transformar sua conta local em conta Microsoft usando o login. Basta ir em Settings > Accounts > Your info. Veja que a conta está configurada como local e o usuário como User.


Agora vai lá e clique em Sign in with a Microsoft instead para configurar sua conta MS.


Então você loga numa conta existe ou crie uma nova. Depois coloque a senha (se houver) do usuário local .

Depois vai sugerir que você use o Windows Hello, que é uma plataforma de autenticação, geralmente reconhecimento facial, de íris, de impressão digital ou até mesmo um PIN. Eu uso PIN para evitar digitar a senha da minha conta MS em público, PIN é mais seguro. Se alguém ver meu PIN e depois roubar o notebook, precisará passar pelo Bitlocker. Alias, a maior vantagem da versão Pro em relação ao Home é justamente poder usá-lo.


Vai por mim, vale a pena usar um PIN de 6 ou 8 dígitos junto com o Bitlocker com uma frase-senha, ainda mais se você usa um notebook.

Após, você irá notar que o nome do usuário passou a ser o nome configurado na conta MS, junto com o endereço de e-mail.


Depois clique em Verify para receber um código de autenticação via celular ou email secundário, previamente cadastrado na sua conta MS.

Agora volte lá no Settings > Update & security > Activation e voilá! Como mágica, passou de Windows is activated with a digital license para Windows is activated with a digital license linked to your Microsoft account.


Para confirmar, entre lá no account.microsoft.com/devices e veja se a máquina apareceu:



Depois disso, atualize o Windows para ter certeza que está rodando a última versão. Pode ser que a imagem que você baixou não seja a última com todas as atualizações.

Agora você tem uma máquina com Windows 10 Pro totalmente legalizada! Eu uso em uma máquina virtual faz uns 6 meses... até agora nenhum problema.

Caso você tenha feito em uma máquina virtual ou em algum PC da Xuxa para testar e quer usar em seu computador principal, sem problemas, basta você usar essa conta Microsoft no outro PC. Lembrando que o PC anterior, ao conectar à Internet, vai perder a ativação.

Antes de fazer isso, por via das dúvidas, utilize um pouco o PC, dá uma navegada ae, terminar de atualizar, entra na Windows Store para logar e atualizar também, dá uma fuçada, só para a MS ver que você tá usando né, vai saber.




Usando a licença vinculada a conta Microsoft em outro computador


Para testar, vou criar uma nova máquina para usar a conta da máquina anterior. Não sei porque mas a Microsoft meio que dificultou usar a licença em outro computador. Eu sempre usei e nunca tive problemas, apenas é meio chato configurar. Talvez seja para a pessoa ter receido de ligar no suporte da Microsoft.

Ao instalar o Windows 10 Pro em uma nova máquina, pule a etapa de inserir a key clicando em I don't have a key.


Instale normalmente e, no momento de criar o usuário, use a conta Microsoft que você vinculou a licença.


Provavelmente não irá ativar, pois já está sendo usado em outra máquina, então você precisa desativar a licença na máquina antiga e ativar nesta máquina.


Clique em Troubleshoot. Inutilmente não vai servir para nada. Então clique em I changed hardware on this device recently.


Então vai abrir a lista de máquinas que estão usando essa conta MS. Como eu só usei uma vez, vai aparecer apenas uma, o User-PC que é a máquina virtual que eu tinha feito anteriormente a partir do Windows 7.

Então você vai marcar e ativar. Ou seja, você vai dizer para a Microsoft que aquela máquina na verdade é a atual, pois você havia "trocado" de hardware.



Pronto, sua nova máquina está ativada!


Se aparecer uma lista vazia é porque você fez alguma merda.



Isso é pirataria?


O Windows 7 Ultimate usado no começo é pirata. Mas a Microsoft, durante um ano (entre 29 de julho de 2015 e 29 de julho de 2016) permitiu que essa versão fosse atualizada para o Windows 10 Pro original sem nenhum problema. A única diferença aqui é que nós voltamos no tempo.

Em nenhum momento eu inseri alguma chave, usei crack, keygen etc. Eu simplesmente falei para a Microsoft "olha, eu tenho esse windows 7 aqui... eu posso atualizar para o windows 10?" e então ela me respondeu "sim, você pode atualizar essa versão aí para a versão 10". Simples assim. Se ela me deu o aval para atualizar...  então tá.

O que importa é que você vai poder baixar o .iso oficial do Windows 10 e instalar sem problemas com ativação na própria Microsoft. Não precisará usar keygen, cracks, ativadores etc.


Por que eu fiz isso?


Apesar de já ter uma licença original, resolvi testar isso porque eu queria ter um sistema limpo em máquina virtual sem nada instalado, sem jogos, sem programas comuns, até mesmo sem o Office e não abrir documentos etc., ou seja, ter um ambiente mais seguro possível para acessar sites e rodar programas específicos, como de órgãos públicos, bancos etc., e para quando não for possível rodar em outra máquina virtual que tenho como openSUSE, também com o sistema limpo. Como todos nós sabemos, nem sempre o Temer disponibiliza os programinhas para o pinguim.

Assim eu teho dois sistemas, o Windows e o openSUSE, instalados em máquina física para uso no dia-a-dia, acessando sites, instalando programas e abrindo documentos como se não houvesse amanhã e também em duas máquinas virtuais seguras.

Todo mundo deveria ter pelo menos dois sistemas, um para o dia-a-dia e o outro para atividades importantes. Eu prefiro ter um terceiro, justamente para abrir os pendrives das tias, e-mails do colega burro, acessar sites obscuros etc.

Então se você não quer ter um linux virtualizado, tenha pelo menos um Windows original.


Fica a dica, NASA. saia da pirataria!