14 de junho de 2016

Instalando o openSUSE Leap com MATE atual em VM


Eu estava testando em montar um servidor web caseiro com o TOR, só por curiosidade.  Resolvi criar uma nova máquina virtual com o openSUSE Leap 42 , por ser estável, usando o MATE, por ser leve.

Já que eu ia fazer a p*rra toda do zero, resolvi documentar caso alguém queira testar também. Ficou um pouco grande e então resolvi dividir em 3 posts: 


Então, começando pelo primeiro, vamos instalar o openSULSEPERIOR!

Como se trata de uma experiência, nada melhor do que usar uma máquina virtual. E como se trata de servidor, nada melhor do que usar o Linux. E como se trata de Linux, nada melhor do que usar o openSUSE. E se tratando de openSUSE, vamos usar um bom ambiente desktop. E como se trada de bom ambiente de desktop, nada melhor do que usar o MATE Desktop.

Bem, mesmo que você não queira criar um servidor web com ou sem o TOR, pelo menos é bom ter uma VM com Linux leve para acessar o site do banco ou, pelo menos, acessar o pendrive da tia e quando alguém pedir para usar seu computador.

Instalando o openSUSE Leap com o MATE


Primeiro, baixe a iso do openSUSE Leap (4,3GB) e o VMware Player (70MB). Então configure a máquina virtual.

Crie uma nova máquina e selecione o ISO do openSUSE:


Depois clique em "Customize Hardware", pois é importante.


Vá em "Network Adapter" e em "Network conecction" coloque o "Bridged...". Pois assim sua máquina virtual estará na rede como se fosse um computador real.


Depois é só finalizar e iniciar a VM:


Teste seu teclado:


Adicione os repositórios online (se quiser):


openSUSE é bem esperto, ele detecta sua configuração e coloca o que é melhor para você. Como é máquina virtual, nem esquenta:


Como você escolheu usar os repositórios online, deixe os mesmos marcados:


Como vamos instalar o MATE Desktop, vá em "Other" e selecione "Minimal X Window":


Configure seu usuário a seu gosto:


Aqui tem o macete. Clique em "Software" para configurar todos os programas que serão instalados:


Então selecione o "MATE Base System" e o "MATE Desktop Environment":


Depois só mandar ver:


O "Minimal X Window" instala o IceWM, que é um ambiente de desktop extremamente leve. Você não precisaria instalar, mas eu sempre instalo caso o DE que eu uso dê algum pau, então fica como backup.

Então no primeiro boot com certeza ele irá iniciar, em vez do MATE. Basta entrar com o usuário e senha que você criou lá na instalação:


Como eu sei que vocês não gostam de usar o terminal e para acabar com essa imagem que no Linux tem que fazer tudo em linha de texto, então abra o YaST:


E vá na opção "/etc/sysconfig Editor". Lá, vá em "Desktop""Display manager""DISPLAYMANAGER" e coloque lightdm:


Também vá em "Desktop""Windows manager""DEFAULT_WM" e coloque mate:


Clique em "Finish" e reboote. Quando reiniciar, usará o gerenciador de tela Light DM, que é o mais recomendado para esse ambiente, e é bem leve. E como usa GTK igual o MATE, melhor ainda.



Bem, aí você dá uma fuçada e configura como achar melhor. Baixe o MATE Tweak, no terminal (mais rápido):

$ sudo zypper in mate-tweak

Lá tem algumas configurações extras. Depois você pode ir no "Software Manager" do YaST e remover ou instalar algum programa.

Instalando a versão mais atual do MATE


O Leap, por ser uma versão mais estável, não vem com os últimos pacotes. Mas caso você queira, basta digitar no terminal como root:

# zypper ar http://download.opensuse.org/repositories/X11:/MATE:/Current/openSUSE_Leap_42.1/ MATE

Depois, vá no "YaST" > "Software Manager". Nele, clique no botão "View" e selecione "Repositories". Então selecione o "MATE" e clique no botão "Switch system packages". Isso vai fazer que todos os pacotes instalados usem o repositório do MATE, que são os estaveis mais recentes:


E depois clicar em "Accept". Vai baixar os pacotes e instalar. Depois, é bom reiniciar.


Pronto. Uma distro de Linux bem estável, rodando um ambiente desktop leve (consumindo menos que 2 abas do Chrome), prático e atual. Ótimo para acessar sites importante ou duvidosos e deixar as visitas usagem sem ter medo de ser feliz e f*der com o seu sistema principal.

Agora, o próximo passo é criar um servidor web usando o Apache.