2 de janeiro de 2016

Porque faz sentido ter uma conta no ProtonMail


Eu sei que muitos não dão valor a privacidade ou simplesmente não se importam que robôs leiam seus emails para montar um perfil sobre você para te transformar em uma comodity, mas sempre tem uns que se preocupam ou se sentem incomodados e não sabem o que fazer. Agora sabe!

Ao contrário desses blogs lixo que apenas replicam matérias usando títulos sensacionalistas atrás de pageviews do otários e nunca fornecem uma alternativa ao problema, vem na minha que você passa de ano. Use o ProtonMail!

"Mimimi raposão mas se a insira-umas-siglas-aqui quiser te espionar, vai te espionar"

Bem, se você frequenta o Expresso desde o começo já deve saber a diferença entre vigilância e espionagem. Se você é um terrorista, pedófilo ou encontrou a cura para a morte, é melhor nem se conectar a Internet.

Mesmo que você e prefira usar seu outlook, yahoo ou gmail pela praticidade ou porque já usa há anos, tem bons motivos para usar uma conta lá.

O que é o ProtonMail



Depois daquela treta toda divulgada pelo Snowden sobre a NSA, certos empregados do CERN (sim, aquele do colisor de hádrons) resolveram criar um e-mail seguro. Isso não é novidade, você pode usar emails com PGP ou OpenPGP. A grande sacada do ProtonMail foi facilitar o uso da criptografia ponto-a-ponto. O Google até lançou uma extensão para o Chrome para tentar facilitar o uso do OpenPGP, mas ninguém sabe, pouca gente usa e ainda é meio chato de usar. Sem contar que privacidade e google na mesma frase não rola.

Tirando todo o discurso de privacidade, liberdades civis e blablabla, vamos ao que interessa.

Criptografia




O ProtonMail criptografa e não armazena suas chaves. Por isso, quando você vai logar, precisa usar duas senhas: para logar (simples) e para descriptografar (complexa) os emails.



Ou seja se você esquecer a senha para descriptografar os emails, já era.


O serviço usa criptografia ponto-a-ponto de duas formas. A primeira é entre usuários do serviço, então se você for enviar um email para um usuário do ProtonMail não precisa fazer nada.

Agora, se o infeliz usa o Yahoo o email não terá criptografia ponto-a-ponto, ou seja, o Yahoo e todo mundo poderá ter acesso. Para contornar isso, você pode usar uma opção em que a pessoa receberá um link para acessar o site do ProtonMail onde será solicitado uma chave, essa chave você deverá ter compartilhando em algum momento com essa pessoa, seja por telefone ou whatsapp. É apenas uma chave, após abrir o email ela será inutilizada e também haverá um prazo para que a pessoa tenha acesso, ou seja, não ficará eternamente acessível. Ou seja, tem um pequeno risco nessa transmissão da chave ser interceptada. Mas se você usar um um mensageiro seguro, será minimizado.





Além da Web (que pode ser acessar pelo PC, tablets e smartphones), há aplicativos para Android e iOS que estão em fase de beta.



Lembrando que não existe almoço grátis, apenas quem fizer doações vai poder participar, no valor de 29 USD. Você pode achar caro um "cliente de email" por quase 30 dólares, mas tem que levar em consideração a qualidade do serviço prestado e a privacidade dos seus dados, eles não fazem anúncios e nem vendem seu perfil.

O armazenamento de 500mb pode parecer pouco, mas como provavelmente não será usado como email principal, acredito que aguente. Se você doar 47 USD, terá 1GB por tempo indeterminado. Ou doando 73 USD terá 1GB + app mobile.

Para outros aspectos técnicos, basta acessar a página deles.

Aí entra aquela questão, pra que pagar se o gmail é "de graça"?

Alguns motivos para ter uma conta no ProtonMail


1. Usar para resetar senhas roubadas


Talvez o item mais importante para a grande maioria. Mesmo que você raramente use o email e muito menos usará um desse tipo no dia-a-dia, você pode usá-lo para recuperar as senhas perdidas ou roubadas de outros e-mails.

Muitos serviços não apenas usam seu e-mail (email como usuário + senha qualquer, como o Facebook), mas também a própria conta do serviço que é o mesmo do email (email + senha do email, como Google Account, Microsoft Account, Apple ID etc), ou seja, você fornece o seu email + a senha do email. Como por exemplo, o famoso site de hospedagem de imagens Imgur. onde você pode usar a conta do Gmail ou Yahoo. Se você tem uma contano Gmail, é mais prático usá-la, não é mesmo?


Muita gente acha o email inútil e não usa para muitas coisas, então acha que não é arriscado usá-lo para logar em vários sites. Porém, esquece que justamente a senha do e-mail é a senha de vários outros serviços. Inclusive para restaurar outras senhas.

Ou seja, se alguém invadir, colocar um trojan, realizar um ataque MitM, keylogger ou sei lá que porra e conseguir seu login no Imgur, vai conseguir acessar seu email e assim resetar e acessar todos os outros serviços que você usa esse email.

Então usar o ProtonMail para centralizar suas informações de segurança, pelo menos você conseguirá recuperar seu email principal.



Eu já vi gente usando o email A com o email de recuperação o email B, e o email de recuperação do email B era o email A. Não seja essa pessoa.

2. Para cadastros em serviços importantes


Você raramente usa o email principal para tarefas relacionadas ao banco, certo? Um bom lugar para usá-lo. Ou então em e-commerce, sites ligados a justiça etc.

Quase ninguém usa o ProtonMail, ele é gratuito mas só tem 500mb. Você pode fazer uma doação e ganhar 1GB. Futuramente acredito que terão outros pacotes. Então se você receber emails do seu banco, justiça e blablabla no seu email principal você já pode descartar logo de cara, sem ficar se preocupando.  Mesma coisa para outros sites que envolvem dados pessoais, como Serasa, administração pública, lojas etc.

3. Para putaria de alto nível ou de alto valor agregado


Imagine que você comeu a Luana Piovani e tirou uma foto, ou até mesmo a filmou, pelada ou fazendo sexo. Você não vai postar no YouTube ou no Facebook, certo? Mas também não vai querer levar essa peripécia para o túmulo e vai querer compartilhar com aquele amigo que você tem certeza que pode confiar mas que está morando do outro lado do mundo e você não pode mostrar pessoalmente.

Ou então você está viajando e está morrendo de saudade da sua digníssima, e como você é um cara fiel, só quer pensar nela. Trocar nudes pelo gmail, whatsapp etc é treta. Você até pode usar o Telegram ou Threema, mas essas fotos vão sumir. Você até pode salvar as fotos, criar um arquivo criptografado e enviar pra nuvem, mas no ProtonMail é mais prático, fica na nuvem criptografado e as chaves não ficam com eles.

4. Conversas com conteúdo altamente pessoal ou sigiloso


Às vezes você tem hemorroidas mas morre de vergonha que alguém saiba. Ou foi bulinado quando criança por um padre pedófilo e precisa contar isso para alguém. Ou descobriu que tem 2 meses de vida e quer explodir o Congresso Nacional para ser imortalizado.

Não importa, todo mundo tem segredos e que não dá para falar pessoalmente ou por um mensageiro instantâneo porque é muito complexo.

Eu tenho várias conversas importantes no Outlook porque eu importei do Gmail que eu havia importado do Hotmail. Eu usava o finado Outlook Express, então todos meus emails ficavam no computador. Quando fui usar o Gmail, eu movi as pastas do Hotmail para o Gmail e ele fez o upload. Quando resolvi migrar para o Outlook, fiz a mesma coisa. Então eu tenho conversas desde 2000 na nuvem. Naquela época não existia um ProtonMail da vida eu nem me importava. Hoje eu vivo com o cu na mão de alguém acessar o conteúdo. Tanto é que estou pensando em usar o Mozilla Thunderbird para baixar todos os e-mails e deixá-lo localmente, pois o HD é criptografado. Ou então deixá-lo no ProtonMail. O problema é que não sei o quanto de storage meus emails no Outlook estão ocupado, pois como ele é "ilimitado", não mostram mais.

Finalizando..

Bem, é isso. É sempre bom ter uma alternativa segura para as coisas, nunca se sabe quando vai precisar.