17 de julho de 2016

Melhorando, de novo, as fontes no Linux


Uma de várias tretas no Linux é a renderização das fontes. Até falei como melhorar em outro post mas acabei esquecendo de fazer um comparativo e até comentaram para fazer.

Como eu caguei no Linux em outra VM e tive que recriar, resolvi fazer isso, configurar e fazer um comparativo, coisa simples, humilde.

Bem, não tem segredo, é só instalar os pacotes do Infinality Ultimate e do Freetype2 mais atuais. Mas, além disso, vou também instalar as fontes da imperialista Microsoft., o famoso e que eu sempre esqueço a porra do nome fetchmsttfonts.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Aqui estou usando o openSUSE Leap 42.1 com KDE Plasma 5.7 e vou usar os repositórios não oficiais porém mantidos no servidor da distro e as fontes TrueType da Microsoft (arial etc). Então se for o outra versão como Tumbleweed ou 13.2, basta mudar o endereço. Se usar outra distro, se vira! 

Para o FreeType2 eu uso o repositório do usuário namtrac:

# zypper ar http://download.opensuse.org/repositories/home:/namtrac:/subpixel/openSUSE_Leap_42.1/ FreeType2

Para o Infinality Ultimate eu uso o do nick31:

# zypper ar http://download.opensuse.org/repositories/home:/nick31:/INFINALITY-ULTIMATE/openSUSE_Leap_42.1/ InfinalityUltimate

Então o refresh básico: 

# zypper ref

Eu costumo usar as versões mais atuais dos respectivos repositórios:

# zypper in -r FreeType2 libfreetype6

# zypper in -r InfinalityUltimate fontconfig libcairo-gobject2 libcairo2

Depois de melhorar a renderização, é bom também instalar as fontes da Microsoft... sabe como é né, alguns sites, programas e jogos (já tive problema com o Kerbal Space Program em relação a isso).

# zypper in fetchmsttfonts

E aceitar os termos e blablabla.

Ou então fazer tudo isso pelo YaST:






Porra, olha só a moleza que é usar essa ferramenta. Os fanboys de Slackware piram.

Depois, configurar a renderização do subpixel, também no YaST. Aqui eu uso o layout RGB e o filtro lcddefault. Também uso hintmedium em Force Autohinting On.


 Mas aí vai ao gosto do freguês. Para testar e ver qual fica melhor basta ir na página de teste de subixel do Lagom LCD monitor test e ir testando qual fica melhor. 



Agora é só ver o antes e depois.

No resultado do Google:

Tamanho normal

Zoom

No melhor blog de tecnologia:

Tamanho normal

Zoom



Num blog lixo:

Tamanho normal

Zoom
Como falei, aí é só ajustar como for melhor para cada um e profit.