30 de setembro de 2015

Por que faz sentido instalar o Linux agora mesmo



Apesar das desavenças com o povo da Antártida, tem algo que os sulistas fizeram de bom. Sim, esses pinguins maravilhosos fizeram algo de útil na vida: o Linux. E vou tentar convencer vocês a instalar.

Não estou dizendo para trocar o Windows ou OS X pelo Linux, mas sim usá-lo em uma máquina virtual ou até mesmo em dual-boot.

Então prepare um café, sente-se e desfrute dessa incrível viagem pelo mundo Linux.



Por que eu devo?


Concordo que o Linux é meio complicado, dá trabalho etc e tal. Para quem tem filhos pequenos, trabalha feito um corno, é milionário e precisa se preocupar com os investimentos e qual modelo comer, eu até entendo. Mas vamos ser sinceros, se você está lendo isso é porque você é um desocupado e nerd. Para quem fica lendo as asneiras do Gizmodo ou perdendo tempo atualizando a ROM do Android que deu pau no botão de volume, por que não experimentar essa maravilha do mundo tecnológico?

Não precisa abandonar a zona de conforto do Windows ou do OS X, você pode muito bem instalar em uma máquina virtual (eu recomendo) ou em dual-boot e curtir ambos. Sim, curtir.

Você deve instalar o Linux agora mesmo porque ele é bacana e é de graça. Mais porque é bacana, porque mesmo que se fosse pago não faria diferença ( ͡° ͜ʖ ͡°). Para quem gosta de tecnologia, desafios etc, o Linux é um prato cheio.

Como falei, não custa nada testar. Use uma máquina virtual, que é de graça, baixe o Linux, que é de graça, e vá testar. Eu usava em uma máquina virtual em um notebook com Intel i7 3520M @ 2.9GHz quad-core e com 8GB. Porém a máquina virtual estava configurada para usar apenas 2 núcleos e 4 GB, rodava muito liso.

Por onde começar


Antes de mais nada, vou chamar o sistema operacional de Linux (CholaMais™, Stallman), pois já virou algo comum. O certo seria usar algo do tipo Debian GNU/Linux, mas é muito comprido. O papel das distros é tão importando quanto o GNU, então sem estrelismos. Alias, muitas vezes eu prefiro chamar pelo nome da distro, como openSUSE (pronuncia-se "suza", digassi di passagi) por exemplo: "Ohhh então, eu uso openSUSE lá em casa."

Uma treta que a grande mídia golpista inventou foi entre as distros. Linux é linux. As distros nada mais são do que o kernel, bibliotecas, compiladores, servidores gráficos, softwares etc montados e testados. O Linux é feito em comunidade: uns fazem o kernel, outros as bibliotecas, os softwares etc. Então acabaram inventando essa mentira de que o Linux é uma zona porque tem várias versões. Não é bem assim, Linux é linux e pronto, caraleo. 

Às vezes uma distro usa um kernel diferente de outra distro porque cada um tem seu roadmap, focos, testes etc. Como o Linux é focado em estabilidade, tudo é muito bem testado antes. Por isso é comum servidores com versões bem antigas, mas isso não significa que não recebam atualizações de segurança, pelo contrário, recebem e com muita frequência. Cada distro sem suas vantagens e desvantagens. Umas são mais atuais porém não tão estáveis, outras são out-of-the-box porém não são tão otimizadas  e por aí vai.

Minha dica pessoal é usar distros independentes que tem uma boa comunidade (como o Debian, Arch) e /ou uma empresa por trás como o openSUSE, Fedora e agora o CentOS (uma cópia do Red Hat Enterprise Linux, focado para servidor, porém sem as marcas da Red Hat por questões legais). Outras que são boas para começar são distros baseadas em outras como o Ubuntu (baseado no Debian), o Mint (baseado no Debian e Ubuntu), Manjaro (baseado no Arch) e por aí vai. Não recomendo as distros hardcores como Slackware e Gentoo pois é masoquismo. É legal para quem manja ou quer se aprofundar.

Entre no DistroWatch.com e dê uma olhada nas distros disponíveis e veja alguma legal. Eu já usei o Conectiva Red HatLinux (distro brasileira, baseada no Red Hat, que se fundiu com o Mandrake, virou Mandriva e agora se chama openMandriva), depois Slackware, uma breve passagem pelo Fedora e finalmente estou no openSUSE. Todas as distros são boas, então escolha uma que você acha bonita e baixe, sem frescura.

Eu resolvi testar o openSUSE porque li uma matéria que a ESA (European Space Agency) estava adotando o SUSE Linux (a versão paga que possui suporte, igual o Red Hat Linux) e como me adaptei muito bem acabei ficando com ela. Eu tinha testado o Debian, mas ele é chato em relação aos drivers proprietários, e o Fedora, mas achei muito "cru". Então minha dica é: openSUSE se você quer uma distro mais estável ou então o Mint se quiser algo mais out-of-the-box. Fuja do Ubuntu com todas suas forças.

Instalando o pinguço


Depois de ter decidido qual distro, agora é só instalar. Eu recomendo fortemente instalar em uma máquina virtual pelo VMware Workstation 12 (é gratuito para uso não comercial) e baixar a .ISO da distro de Linux pelo site oficial. Baixe a distro que contém todos os pacotes, algumas oferecem uma instalação mínima para que os pacotes sejam baixados depois. Eu prefiro a primeira opção porque vai que dá alguma bosta com a conexão e também porque já aproveita e aprende como atualizar as paradas. VMware instalado, ISO baixado, só criar uma máquina virtual usando a ISO e já era, manda ver. 

Como está em uma máquina virtual, não tenha medo de ser feliz. Você pode fazer qualquer bosta lá que não vai estrar o seu queridinho Windows / OS X. Não precisa se preocupar com o tamanho de cada partição, dos diretórios etc, deixe para se preocupar com isso caso você queira instalar em dual-boot.

Hoje em dia a instalação das principais distros é muito fácil, faz praticamente tudo sozinho. Mas sinta-se a vontade de fuçar nas coisas. Se der merda, só começar de novo.

Um detalhe interessante é que algumas distros perguntam qual interface gráfica vai usar, geralmente Gnome ou KDE. Outras distros você já baixa com a interface específica (como o Ubuntu, que tem o Kubuntu, Lubuntu etc). O Gnome e KDE são os mais maduros, recebem patrocínio de grandes empresas como SUSE, Red Hat e até mesmo Google. O Mate é baseado no Gnome 2 (muita gente odiou o Gnome 3). Lembrando que, por ser extremamente flexível, você pode customizar e muito a interface gráfica.

Gnome 3.16 (padrão):



KDE 5.4.1 (padrão):


KDE 5 no Manjaro:


KDE 5 no openSUSE:


Há varias outras, uma delas é bem interessante, a MATE (baseada no Gnome 2):

É até difícil colocar screenshots porque o grau de customização é grande. O exemplo o Mint rodando Cinnamon:

Ou então Elementary OS Freya rodando Gnome bem modificado:


Instalando e Configurando


Primeiro abra o terminal e digite.... ahahah brincadeira huehuebrbr!!1!onze

Para instalar algum programa, você pode ir até o local (site, git etc) baixar, compilar e instalar. Muito trabalhoso, não? Mas também existem os repositórios. Lembra da Appstore? Google Play? Então, é praticamente isso. Linux tem esse conceito faz tempo.

Você pode simplesmente usar o "Software" que vem no Gnome e instalar programas como se estivesse na Windows Store:



Se você usa o openSUSE 13.2, você pode instalar os programas no repositório dessa versão para não dar conflito. Por isso que muita gente diz que o Linux é uma zona: quando vai baixar um software, você geralmente escolhe a distro e também a versão. No fundo isso é bom porque você sabe que aquele programa vai rodar na versão da distro. Teoricamente é muito bem testada, mas também depende dos critérios de quem mantém a distro. Por isso escolher uma é importante, algumas focam em softwares atuais, outras em softwares antigos porém consolidados.

O openSUSE possui uma boa ferramenta chamada YaST (Yes, another setup tools), que tem tanto a versão gráfica quanto terminal e é uma puta mão na roda:




Cada distro tem sua ferramente para pesquisar nos repositórios, tanto em interface gráfica quanto na linha de comando.  Mas agora isso é o de menos agora, instale essa porra e descubra você como instalar o VLC. Vá por mim, é mais fácil do que você imagina. Se for no openSUSE então, mais fácil que criar uma conta no Gmail, através do botão "1-click install":



Para quem for usar o Gnome, tem dois sites bem legais Gnome Look (focado em temas, ícones, cursores etc) e o Gnome Extensions, pense que gnome é o firefox/chrome e há extensões pra facilitar sua vida.

Vai ter algumas configurações que só na marra, editando arquivos no texto mesmo, para que as coisas funcionem. Essa a vantagem, dá trabalho mas vai funcionar. Essa é a diferença para um sistema fechado, lá você pode perder um dia ou um mês, mas a porra vai funcionar. Não vai precisar formatar como no Windows ou então comprar um Macbook novo como no OS X.

Então é isso...


Eu, como bom nerd, uso o Linux não somente pela estabilidade, segurança etc, mas também pela curiosidade e experiência. Gosto de usar e experimentar coisas novas. ( ͡° ͜ʖ ͡°).

Por isso que você deve instalar o Linux agora mesmo, para experimentar. Se não gostar, ótimo, mas pelo menos soube como é. Se gostar, não precisa abandonar o Windows, basta usá-lo na máquina virtual, principalmente para acessar sites de bancos, compras online etc, ou então se quiser levar mais a sério, em dual-boot.

Atualmente rodo o openSUSE Tumbleweed (modelo rolling release do SUSE) em dual-boot com o Windows 10 PRO sem nenhum problema. Rock solid. Qualquer dúvida é só não me perguntar!

Algumas screenshots do meu:



Se você usa Linux, poste sua screenshot aí!