13 de novembro de 2017

O OS mais usado no mundo é o MINIX


Recemente foi descoberto que o Management Engine, um programinha da Intel para realizar tarefas no boot da máquina e também rodar quando está em sleep, roda o sistema operacional MINIX 3.

E que esse sistema operacional roda, entre outras coisas, um servidor web.

O MINIX é um sistema operacional aberto desenvolvido uns 30 anos atrás como hobby, tipo o Linux. Usando a licença BSD (onde qualquer um pode usar, fazer mudanças ou não sem a necessidade de publicar o código-fonte depois, e ainda comercialmente), é bem modular e muito usado no meio acadêmico para aprendizagem. Por ser muito leve, é usado como sistema embarcado. 

O seu criador, o Tanembaum (sei lá como se escreve saporra) até publicou uma carta aberta endereçada a Intel sentando a rola pela falta de transparência. Não pelo uso diabólico do sistema, mas por não ter uma postura "civilizada" e contar pra todo mundo o que fazia.

O que fazia? Acessar os dados da rede, os sistemas de arquivos, rodava vários drivers (desde mouses até webcams) e um servidor de arquivos.

Por que caralhos d'águas meu processador do notebook tinha um servidor de arquivos?

Bem aí é só usar a imaginação... desde a instalação de bloatwares até data mining... e o pior: vigilância em massa. Se fossem chineses provavelmente só estariam minerando bitcoins, mas como são os yankees... o buraco é mais embaixo.

Se você tiver uma torradeira com um processador da Intel provavelmente tá hospedando uns pr0ns e você nem sabe.

Com essa revelação o MINIX passou a ser o sistema operacional mais usado no mundo. Pronto, agora você pode por no currículo que tem experiência em sistemas "unix-like".

E por que diabos um processador tem um servidor web? Ainda não sabemos.