31 de outubro de 2017

Wire, o mensageiro definitivo!


Uma das maiores liberdades que um indivíduo pode ter é a de expressão. Não adianta viver fisica ou financeiramente livre, até porque isso nunca será possível, e não poder dizer o que pensa.

Então vamos conhecer mais um mensageiro seguro porque isso é ótimo!

Quando você está num elevador com estranhos e entra uma gostosa (ou um homem, depente da sua orientação sexual), logo depois ela sai, provavelmente ficará quieto. Mas se está com os amigos, com certeza irá comentar a beleza da pessoa.

Então, por mais que você diga que quem não deve não teme ou tanto faz se é vigiado ou não, o teu comportamento irá variar conforme quem está te vendo. Tanto é que você usa uma aba anônima para pesquisar no Google sobre alguma perebinha em seu anel excretor.

WHATSAPP


O WhatsApp é o mais usado por ser o mais prático e teoricamente criptografado. Porém há dois problemas: Primeiro é que o Facebook não pagou 53 bilhões de reais pensando no faturamento de 1 dólar por usuário, tanto é que a primeira coisa que fez foi torná-lo gratuito. E o status (cópia do Snapchat) não foi apenas por pirraça, aquilo será usado pra exibir propaganda como é feito com o stories no Instagram. E para cagar ainda mais lançou a versão WhatsApp Business para você interagir com as empresas, mas no País das Propagandas é a empresa que interage com você, então prepare-se para os spams. Segundo é que, em prol da praticidade, essa merda só usa o número do celular, ou seja, todo e qualquer infeliz que tiver o teu número o terá em seus contatos também e pior, não precisa nem solicitar autorização.

Apenas smartphones e extensão na web.

TELEGRAM


Já o Telegram tem algumas vantagens que carregam desvantagens. Uma delas é você poder usar um username, então não precisa compartilhar seu número, porém quem tem o seu número o terá automaticamente em sua lista, em ambos casos não precisam pedir autorização. Outra é poder usar em qualquer plataforma, inclusive web, sem precisar de estar com o smartphone conectado, porém dá para usar apenas o chat comum, sem criptografia ponta-a-ponta. Os chats em grupos suportam milhares de pessoas, vários recursos... porém também não tem criptografia P2P.

Tem para smartphones, desktops e web independente.

SIGNAL


O Signal é basicamente o WhatsApp sem o Facebook, então tem as mesmas desvantagens de ser obrigado a usar o número do celular, não ter username, não precisar de autorização etc. A única vantagem é não ter as propagandas e a desvantagem é que os devs focam no desenvolvimento dos recursos, não do aplicativo em si... ou seja, comum ficar offline, os aplicativos serem esteticamente igual SuaMãe™, ou seja, bem zuado.

Tem para smartphones, desktop (em alfa) e a extensão para web foi descontinuada.

THREEMA


Threema é bem interessante, só precisa do PIN (8 caraceteres) e senha, mais nada. Email, celular, nome etc é tudo opcional. A desvantagem é que é pago, mas pode ser uma vantagem já que esses miseráveis são pão-duros para gastar 10 reais em um aplicativo, apesar de gastar 10 reais em uma cerveja de milho, então pode ser considerado como uma seleção não por questões financeiras, mas por inteligência mesmo.

Um é muito usado, prático porém cheio de propagandas. O outro resolve alguns problemas mas cria outros. O que parece ideal não tem um suporte digno. O melhor de todos é pago. Snapchat, ICQ, BBM, Skype, WeChat, Allo etc podem ter suas qualidades mas estão longe de serem privativos. Eu basicamente uso o Skype apenas para fazer ligações usando créditos.

Então qual seria o mensageiro perfeito? Aquele que tem em várias plataformas (Windows, Linux, Android, iOS, macOS e web), aquele que você pode usar apenas um username? Aquele que precisa solicitar autorização para conversar? Aquele que é gratuito mas para não viver de propaganda tem versões pagas com mais recursos para empresas? Sim, temos o WIRE, o mensageiro Definitivo™!

WIRE


- Sim, o WIRE tem um aplicativo para desktop e o smartphone não precisa estar contactado para usar a versão web, ao contrário do WhatsApp.

- Sim, todos os dispositivos tem criptografia ponta-a-ponta, inclusive chats em grupo, ao contrário do Telegram.

- Sim, você não é obrigado a usar o número do seu celular ao contrário do WhatsApp, Telegram e Signal (e a maioria dos mensageiros).

- Sim, você pode usar um username.

- Sim, para alguém te adicionar precisa de autorização.

- Não, não tem para Windows Phone. CholaMais™

Há muita diferença entre o Wire e os demais mensageiros, resumindo:


Ou seja, o Wire tem os principais recursos (criptografia, ligações em áudio e video etc) sem as principais desvantagens (ter que usar o número de celular, não precisar de autorização para adicionar etc). Não chega aos pés do Telegram no quesito customização, mas pelo menos cumpre seu papel e é muito fácil de instalar e usar.

É gratuito, mas não precisa de propaganda pois tem versões pagas:



A instalação no desktop ele usa o Electron (igual o novo Skype, o WhatsApp para deskop e muitos outros webrappers). No linux você pode instalar via .deb ou direto no repositório do Debian. Ou então instalar o AppImage, que é igual o Telegram para linux, ou seja, já tem tudo o que você precisa e basta executá-lo.

É tudo muito bem simples, basta instalar e criar ou logar sua conta. O único detalhe se for instalar o AppImage, você precisa setar como executável:


Depois é só abrir normalmente. Dica: se você tiver um username, basta usá-lo no login em vez de digitar o email (geralmente é mais longo).





Não tem muito segredo. Já no smartphone mais fácil ainda, só baixar na Appstore ou Play Store.

Para adicionar alguém basta sincronizar seus contatos. Se a pessoa casdastrou o número do celular irá encontrar. Como o e-mail é obrigatório, capaz de aparecer. Já o número de celular é opcional, então se você não cadastrar ninguém irá te achar por ele, então basta fornecer o username.

Usando minha conta principal para pesquisar minha conta secundária:


Quando você pesquisa por alguém que não te autorizou ainda, a imagem ficará com 50 tons de cinza, vai aparecer um relóginho no contato dela e não será possível enviar mensagens até que ela te autorize.


Assim que te autorizar, terá acesso aos detalhes dela e também poder checar o fingerprint dos dispositivos, caso você seja paranóico.


E por fim, conversar com a pessoa. Tem vários recursos como chamadas de voz e vídeo, enviar fotos, localização, gif, desenhar e usar mensagem autodestrutivas.


Apesar do app para desktop ser meio porco, já que é um webrapper, pode ser melhor usar o próprio browser para quem fica praticamente com ele aberto. 

A vantagem do aplicativo desktop (que também tem no mobile) é a opção de ter 2 contas, então você pode ter uma conta pessoal e outra conta para o trabalho ou para seus fakes.

Finalmente um mensageiro seguro, grátis, multiplataforma e com recursos focado em comunicação.

O maior problema é que ninguém usa, principalmente no Brasil. Se alguém quiser me enviar nudes é só me adicionar @raposaodoartico. Ou então se alguém quiser criar um grupo do Disqus lá, só criar com o seu perfil fake.

Bem, dificilmente as pessoas irão usar, ainda mais com o Telegram como alternativa. Mas, apesar da simplicidade, só o fato de poder usar 2 contas no mesmo aplicativo e não precisar usar o número do celular, isso por si só é foda.