17 de agosto de 2017

Novo Skype para Windows desktop


Em Junho a equipe do Skype lançou uma versão instagramizada do mensageiro e, apesar de parecer bacanérrimo, muita gente achou uma grande bosta.

Apesar disso, resolveram lançar a versão para Windows desktop e para MacOS.


Só para relembrar, um programa Windows desktop (ou Windows legacy) é o programa tradicional, enquanto um Windows app é aquele antes chamado de Metro ou sei lá o que. Ambos podem ser um UWP (ou seja, estar na plataforma do windows universal e ser baixado na Windows Store).

Por que diabos a equipe do Skype não lançou o programa como um Windows app, já que muita gente diz que é o futuro, que é mais fácil para adaptar em telas de tamanhos diferentes e blablabla? Muito provavelmente porque muita gente ainda usa o Windows 7. Mas o fato de não ser um UWP nativo (ou o Windows app), não poderá ser adaptado para rodar no Windows 10 Mobile. Resumindo, nem a Microsoft aposta mais no W10M.

Mas, estranhamente, ao tentar instalar essa versão no Windows 10, ele te força a instalar a versão comum via Store, que é uma bela duma bosta. Windows app é uma boa ideia e acho que ainda tem futuro, mas tá f*da, até os Windows app da própria Microsoft são muito inferiores ao velho e bom Windows desktop. Skype, Office, Wunderlist etc.

Instalação


Primeiro você precisa baixar o Skype Insider (insider é o termo bonito para beta-trouxa). Se você usa o Windows 7 ou 8 irá instalar normalmente. Se usar o Windows 10, basta usar o modo de compatibilidade com o Windows 8, ou seja, clicar com o botão da direita no executável, ir em propriedades, aba compatibilidade e escolher o Windows 8.


Caso contrário aparecerá uma mentira:


O programa perdeu completamente aquela pegada empresarial, como esperado. Provavelmente a MS deixará a interface mais séria apenas para o Skype for Business.





O estranho é que não possui a função Highlight, que é parecido com o Stories do Instagram, que tem na versão mobile. Bem, como é uma versão beta insider, capaz de aparecer em breve.

Então, o que há de novo além do visual?

  • @mentions, message reactions and a new notification panel—Stay on top of your day with help from the notification panel. Quickly jump back into conversations where you were @mentioned to see how people reacted to what you've said.
  • New chat media gallery—Finding shared content—such as links, documents, or media—in a chat has never been easier with the chat gallery.
  • Enhanced group calls—Customize your group call experience with drag and drop ease. Say it with an emoji using our new in-call reactions, too! 

Ao contrário da versão normal, essa tem pouca customização. Estamos indo para uma Era em que os aplicativos são feitos para jumentos, ou seja, quase nenhma configuração, você simplesmente usa do jeito que o desenvolvedor acha que deve. Bem, pelo menos, depois de muita reclamação, tem a opção de exibir contatos online.

Há poucas opções. Basicamente dá para alternar entre tema claro e escuro, cores de destaque ou preto, uma mensagem no status, redimensionar a janela (ohh) e só.

Uma vantagem no Skype acaba sendo seu ponto fraco: o username. Enquanto no WhatsApp e Telegram é obrigatório usar o número do celular, no Skype você pode compartilhar o e-mail ou o celular se quiser, o principal é o nome do usuário. Porém, por ser um serviço bem antigo, é comum que o filho da puta que criou uma conta em 2005 tenha esquecido, criou outra. E depois outra. E mais outra. Então há milhões de contas inativas que vai poluir a pesquisa. Além de você ter que criar um José.Maria.432424 ou JoãoPauloDaSilva_Oficial (sendo que você é um bosta). Então dificilmente as celebridades irão usar como usam o Instagram, Facebook, Youtube, Snapchat etc.

Eu gosto do Skype, mas parece que a Microsoft se esforça para cagar em tudo e fazer com que todos os usuários migrem para a concorrência.

A versão mobile é sofrível, até mesmo com um bom celular para abrir o programa é f*da ter que esperar aqueles 2-3 segundos com a minhoquinha branca se mexendo.

Questão de tempo o Facebook adotar username no WhatsApp, principalmente para empresas.