9 de março de 2017

Anúncios no File Explorer do Windows


Todo mundo sabe que sistemas operacionais viraram serviços, plataformas. Não vai demorar muito para a Microsoft lançar um Windows 365 por assinatura, igual o Office 365. Mas, claro, sem deixar de existir como produto (tipo o Office 2016).

Mas e como ganhar dinheiro oferecendo algo de graça, se não há almoço grátis?

Microsoft sempre vendeu produtos e serviços. Tudo que era grátis, como Hotmail, Messenger etc. tinham propagandas. Normal, nada de novo.

Porém, relatos no Twitter de usuários do Insider mostram que a Microsoft está enviando propaganda dentro do File Explorer. Sim, File Explorer.

Não chegou ao ponto de sugerir as melhores pizzarias da região, porém está fazendo propaganda de seus próprios produtos, como OneDrive, Office etc. Mas não deixa de ser propaganda.

P*rra, eu paguei para usar esta merda. Eu uso o OneDrive, mas se eu não quiser, eu não uso é porque eu não quero, não quero um banner oferecendo. Começa assim, oferece coisas comuns, depois vai oferecer coisas inúteis e /ou de terceiros.



Já não basta a inconveniência daquelas merdas de banners nos sites da Microsoft sugerindo o Microsoft Edge quando você acessar através de outros browsers, agora isso? Sem contar com as sugestões no Start (que por enquanto dá para desabilitar).

Uma coisa é usar o Windows de graça cheio de propagandas, outra coisa é usar algo pago com propaganda, aí é f*da.

No dia que começar a pipocar propaganda aqui aí eu migro de vez para o maravilhoso openSUSE Leap 42.2 com KDE (que provavelmente irei mudar para o Gnome)... e deixar o Windows 7 Ultimate em máquina virtual quando precisar. Bem, Linux não é de graça, a curva de aprendizagem é alta e tempo é dinheiro. Mas ainda sim é melhor ser consumidor do que ser produto.