7 de julho de 2016

KDE lança o Plasma Desktop 5.7


A equipe do KDE lançou a versão do Plasma Desktop 5.7 com poucas mudanças visuais mas com muitas melhorias e isso é ótimo!

No passado eu tinha um certo preconceito contra o KDE por ser meio parecido com o Windows. Mas não adianta, a melhor metáfora de ambiente de trabalho continua sendo a o tio Bill. Talvez seja por isso que: (a) todo mundo surtou quando a Microsoft tentou tabletizar o Windows 8 removendo o menu iniciar, substituindo os menos pelo charms (aquela merda de menu lateral) entre outras coisas que foram alteradas ou trazidas de volta; (b) a equipe do KDE nunca abandonou esse estilo de botãozinho com menu e todos os softwares ali, barra inferior com a lista de janelas etc e; (c) quando o Gnome lançou aquela shell na versão 3 todo mundo entrou em rage e pipocaram vários forks como o Cinnamon, Budgie e o maravilhoso MATE, sem contar com o jurássico XFCE, queridinho de vários sistemas, não só de Linux mas também nos BSDs da vida.

Enfim, deixou de ser um ambiente desktop bisonho de antigamente (e qual não era feio naquela época?) e cada vez mais está bonito e estável. O tema Breeze na minha opinião tem a melhor aparência de qualquer outro sistema, seja o Metro UI (antigo da Microsoft, lindo demais), seja os da Apple  (eu sinceramente acho feio o macOS) ou o South Park UI do Google que juro pela dona Raposuda é a mais feia da atualidade.

Veja o vídeo de lançamento do Plasma 5.7:


Há várias melhores etc e tal, mas vamos ver como ficou na prática aqui no meu openSUSE Leap 42.1 com os repositórios atualizados e oficiais KDE que uso para testes. Sim, não consigo largar o Gnome na máquina real ainda.

Tela de login é a mesma, pelo menos aqui, e graças a Deus não usaram aquela ideia bisonha.



Já dentro, com o tema padrão Breeze Dark, continua bem leve comparado ao Gnome e até mesmo outros ambientes desktops considerados leves:


Teve uma melhoria no KRunner:


O calendário ficou mais refinado e trouxeram de volta a visualização das tarefas, além do calendário em si:


O controle de volume agora é independente por softwares:



Também é possível (ou já era???) mudar de local os favoritos no Dolphin:



Eu não sei quais distros já receberam o Plasma 5.7, pois foi lançado ontem. O KDE Neon, que não é bem uma distro, apenas o Kubuntu (que é um fork do Ubuntu, que é um fork do Debian e está com a versão 5.5) com os repositórios do KDE, já está com a nova versão. Eu sei que o openSUSE Tumbleweed e Leap 42.1 estão com as versões 5.6 e 5.4 respectivamente.

Qual a mágica que eu fiz? Aqui no Leap 42.1 eu uso os repositórios atuais do KDE do próprio openSUSE:


Ou adicione via YaST ou pelo terminal:

# zypper ar http://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Frameworks5/openSUSE_Leap_42.1/ KDE_Frameworks5

# zypper ar http://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Applications/openSUSE_Leap_42.1/ KDE_applications

# zypper ar http://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Extra/openSUSE_Leap_42.1/ KDE_extra

# zypper ar http://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Qt5/openSUSE_Leap_42.1/ KDE_Qt5


E depois atualizar a porra toda:

# zypper dup

E rezar. Só lembrando que Leap é considerado uma distro solid rock, então não é recomendável usar esse repositórios, mesmo que sejam destinados ao próprop Leap, são testados mas são aqueles testes automatizados e tal.

Exceto por softwares específicos e jogos, não há desculpa para não usar o Linux. Muito menos para não aprender mesmo em VM.