19 de novembro de 2015

Como quase instalar o Linux no HD externo



Após uma pergunta do nosso ilustre comentarista Hugo Vinícios sobre um problema com o boot no linux instalado num HD externo, resolvi testar aqui em um HD velho.

Estava tudo OK até que... Apertem os cintos, o grub sumiu!

A instalação foi bem fácil, você vai precisar da sua distro (em cd, pendrive etc) e um HD externo. Depois basta bootar normalmente e iniciar a instalação. Aqui eu usei o openSUSE Leap. Se for usar em vários PCs é bom considerar uma distro com versão em 32-bit.

Se for usar o Leap, é mais fácil ainda. No particionamento clique em "Create Partition Setup". É um modo "for noobies dummies" para montar o esquema de partições.


Aí depois só escolher o HD externo:


Vai perguntar para usar todo o HD e algumas configurações. Eu particularmente uso o EXT4 e volume criptografado:


Aí ele vai propor um esquema meio padrão:


Se quiser alterar algo, só clicar em "Expert Partitioner". Eu alterei o tamanho do "/home":


Nessas etapas dá para ver que o GRUB vai ser instalado na partição "/dev/sdc1" e montado como "/boot/efi".

ATENÇÃO: Antes de fazer a bosta, verifica direito se a instalação só vai alterar o /SDx do HD externo. Se ver um "F" (de formatar) ou alguma alteração lá no "Suggested Partitioning" de outro HD, partição etc, vai dar bosta.

Após escolher a interface gráfica (eu fui de Gnome), vai aparecer o sumário da instalação. Eu desabilitei o "secure boot" (e no UEFI também, senão ele não vai deixar bootar) , essa bosta nunca funciona e nunca serve pra merda nenhuma!



Após a instalação, na hora que o PC iniciar, entre no "Boot Manager" (apertando F2, F12, DEL etc) e selecione o infeliz:


Se tudo der certo, ele vai bootar, carregar tudo bonitinho:



Como eu usei um HDD (hard disk mesmo, não um SDD), o desempenho não foi lá essas coisas. Mas até que dava para usar. Considerando um uso de backup ou usar em outros PCs e não precisar usar aquele PC do Milhão rodando XP sem nenhum patch de segurança lá da sua tia, até vale a pena.

Agora vem a TRETA. Não sei porque diabos quando eu desconecto e reconecto o HD externo a porra do GRUB some:


Usando o disco de instalação do openSUSE, eu entrei no modo "Upgrade" como se fosse fazer um upgrade normal. Não aparece nenhum pacote pra atualizar (obviamente) mas aparece a opção de reinstalar o GRUB. Fiz isso e voltou a aparecer. Mas se eu desconectar e reconectar o HD, some novamente.

Mais tarde vou dar uma pesquisada para dar um jeito nessa merda e atualizo o post!

Se alguém souber como resolve essa treta ae, dou uma estrelinha.