7 de novembro de 2015

2016, o ano do Tizen


Essa semana o Tizen atropelou a Blackberry (que agora amarga o quinto lugar) em marketshare, impulsionado pela Índia e Samsung. Tá certo que se um indiano comprar celulares Tizen para seus filhos, o marketshare vai aumentar em 0,2 pontos percentuais. Mas não tira o mérito do sistema.

O que é Tizen que mal conheço e já considero pacas? Primeiro vamos falar o que ele não é. Apesar de ser baseado no Linux, como o Android, não é uma distro e ele não é propriedade da Samsung, como muitos sites LIXO vem publicando (G1zmodo, Tecbunda e outros).

Ele é mantido pela Linux Foundation, gerenciado pelo Techical Steering Group e guiado pela Tizen Association através de seus membros para atender seus parceiros (que não sou poucos). Ou seja, o bagulho não é PoucaBosta™.




As origens do Tizen são do SLP (Samsung Linux Platform) e do LiMo (Linux Mobile). O Bada OS da Samsung não era código-aberto e o quase falido MeeGo, baseado no Maemo (que é baseado no Debian Linux), apareceu, fizeram uma suruba, juntaram a porra toda e surgiu o Tizen. Lembrando que o Sailfish OS também veio do MeeGo.

Ele é fortemente baseado no kernel Linux, usa a glibc (GNU Library C), JavaScript, jQuery, jQuery Mobile, HTML5 etc.

Ao falar do Tizen, muita gente pensa: Puta merda, é o TouchWiz². Mas não é bem assim, eles até criaram um guia de design que é bem bacaninha. O UX e UI são bem simples. A UI foi batizada de "air":
“Air” is one of the inspirations behind the Tizen design. The concept was introduced to achieve the key principles of openness, flow, curiosity, and focus. “Air” is a conceptual element that inspires an open, flexible, and rich visual experience. Designs should be created to satisfy users with visually reinforced presentations.
Não é tão gay quanto o iOS, nem tão zuada quanto o Material Design e nem tão simplista quanto o Universal Windows Platform (famoso Metro 2.0).

A Microsoft usa quadrados, a Apple usa cantos arredondados e o Android usa qualquer bosta. O que o Tizen fez? Círculos!



Muitos círculos!


Eu até pensei eu falar bastante do design, que atualmente está bem legal, mas é melhor dar uma passada lá no guia de design.

Falta polir um pouco mais, uma opção "dark theme" seria legal. A versão 2.4 está muito melhor do que anos atrás. Tem um unboxing e review com qualidade bollywoodiana feito por um indiano do Samsung Z3 rodando o Tizen 2.4:


Algumas imagens do Galaxy Z3:






Considerando o hard, o preço, o público alvo e tudo mais, é um celular bacana até. Por curiosidade, o Samsung Z3 com o Tizen 2.3 recebeu update para o Tizen 2.4. Enquanto isso, o teu Galaxy S5 mal recebeu o Lollipop.

Sobre o aspecto técnico do sistema, o interessante é que usa os servidores gráficos X (para mobiles) e Wayland (para veículos) e as bibliotecas do gerenciador de janelas do Enlightenment. Outra coisa legal é que usa o gerenciamento de pacotes libzypp (ZYpp), que é mantido pela minha querida SUSE. Ele gerencia a instalação, remoção, atualização, resolução das dependências (quando um pacote precisa de outro) dos RPM (tipo.deb do Debian). O RPM foi criado pela Red Hat (Redhat Package Manager) e se tornou independente (RPM Package Manager) e o SUSE adotou e criou o ZYpp para gerenciar, que se tornou tão bom que a própria Red Hat está migrando do YUM (equivalente ao apt-get, zypper, pacman das outras) para o novo DNF, que usa a libzypp. Então não é PoucaBosta™ também.

Voltando ao Tizen, ele realmente é aberto e usa e compartilha muita coisa da comunidade open-source. Ou seja, ele realmente é aberto, ao contrário daquele sistema você-sabe-qual, focando em celulares, tablets, relógios e também TVs.



Também há uma versão para carros. O Tizen IVI (In-Vehicle Infotainment) roda os frameworks QT, GTK+ e EFL. Ou seja, não fica devendo nada ao MaçãCar e o CarroBug em qualidade. Sinto que é questão de tempo do QT e GTK rodarem na versão mobile.

Falando em versões, a Samsung enfiou o Tizen em um ultrabook (porra, Samsung, não invente moda) e exibiu na Tizen Conference 2013:



E sim, o Tizen tem uma Store. E tem um site exclusivo só pra isso.


Apesar de não rodar Android nativamente (por enquanto, será?), existe uma ferramente ACL da OpenMobile para, sei-lá-como, rodar .apks, 


Então o quarto lugar é merecido. E eu torço para que cresça bastante e seja o que o Android deveria ter sido, um OS realmente aberto.

Go, Tizen, Go!