13 de setembro de 2017

Por que o reconhecimento facial no iPhone X falhou?


Na keynote da apresentação do iPhone X, todos riram quando o Face ID falhou na primeira tentativa. Mas por quê? Obviamente ele usou o rosto de forma errada!

Tanto o iOS quando o Android (pelo menos os que eu testei) quando você liga o aparelho o reconhecimento biométrico só funciona depois que você usar a senha uma vez. Isso é uma questão de segurança, pois alguém pode ligar o teu smartphone e usar o teu corpo para desbloqueá-lo enquanto você estiver dormindo, bêbado ou dopado.

Provavelmente foi isso o que aconteceu. Para desbloquear o iPhone pelo Face ID, você precisa colocar o rosto na frente do celular e ele destrava, mas não sai da "tela de bloqueio". Para sair, você precisa deslizar para cima.

Se você tentar deslizar para cima sem o celular estar destravado, ele vai pedir a senha também (igual quando você tenta várias vezes destravar com a digital).

No caso, o celular nem tentou usar o Face ID para destravar justamente porque havia sido ligado e ninguém colocou a senha no aparelho.

Isso fica evidente na mensagem "Your passcode is required to enable Face ID" após ele deslizar para cima:


Ou seja, o celular foi ligado e o Face ID não estava habilitado porque ninguém havia inserido a senha na primeira vez.

Eu sei, foi divertido. Mas tem muita gente falando coisas sem saber. Não quero defender a Apple, até porque até o Touch ID às vezes falha. Apenas para mostrar o porquê da falha.

Se você tem um celular com reconhecimento biométrico, reinicie o aparelho e tente usá-lo apenas usando a biometria, sem inserir nenhuma senha. Até meu Zenfone 3 só liga se eu colocar a senha.