25 de junho de 2017

Agora vai, openSUSE na Windows Store para Insiders


Já comentei porque faz sentido você instalar o Linux em seu PC ou então, se você é cagão, em máquina virtual no Windows. Mesmo sendo fácil, a Microsoft ama o Linux e o botou como subssistema dentro do próprio Windows para qualquer desenvolver usá-lo.

Agora, quase implorando para você usar o Linux, botou na Windows Store para qualquer um que seja alfabetizado consiga usar!

Conforme prometido na BUILD 2017, a Microsoft iria liberar algumas distros na Windows Store, além do Ubuntu (fork do Debian). A primeira a colocar foi o SUSE, que disponibilizou o SUSE Linux Enterprise Server 12 (versão com suporte pago e 1 ano para experimentar) e o openSUSE Leap 42 (que é um híbrido, usando o core da versão enterprise e contribuição da comunidade), para os participantes do Insider. Então não tem segredo, é só clicar na p*rra do link e instalar.


A única exigência é ter a versão 16190 do Windows, que por enquanto apenas tem apenas para os Insiders. O resto é processador e memória.


Após instalado, irá aparecer o atalho no menu iniciar.


Se você tentar rodar sem o WSL habilitado, aparecerá um erro. Você precisa ir em programs and features e habilitar o Windows Subsystem for Linux:


Com ele instalado, aí sim você abre o atalho do openSUSE, que será instalado:


Depois é só criar um usuário e senha:


E voilá:


Não tem nenhum desktop e é tudo no CLI (command line interface). Mas como estamos falando da melhor distribuição Linux, claro que temos um TUI (text user interface), basta rodar o Yast como root:


Depois irei tentar rodar o MATE, já que através da gambiarra anterior eu não consegui.



Cada dia mais não tem desculpa para não usar Linux, seja para aprender em caso de um apocalipse ou simplesmente por curiosidade.