15 de março de 2017

Por que a Microsoft odeia o Windows Mobile e ama o Linux?


Usei o Windows Phone 8, 8.1 e por algumas semanas o 10 Mobile. Eu gostei e só não continuei pelo simples fato da Microsoft ter parado de vender, não pela falta de apps.

Mas de uns tempos pra cá algo de esquisito vem acontecendo.

Usei o Android Eclair, Froyo (Motorola Milestone), Kitkat e Marshmallow (Samsung Galaxy S5) e, apesar de tudo, sempre achei uma bosta comparado desde o iOS 5.1 (2012).

Eu gosto do ecossistema da Microsoft e por isso optei por usar o WP, até não poder mais. Como eu tenho um iPad, praticamente todos os programas que usava no WP também usava no iOS, então naturalmente acabei partindo para um iPhone. Mas como o iPhone é perfeito e maravilhoso, e eu não sou hard-user, os aplicativos padrões já me satisfazem, então no celular eu não tenho quase nada da Microsoft, ao contrário do tablet, tenho quase tudo (Outlook, OneNote, OneDrive, Word, Excel, Powerpoint, Lens...)

Dias atrás eu descobri que dava pra usar duas vezes o cupom no hotsite da Asus na Fastshop e paguei metade do preço (990 reais, enquanto no Submarino à vista está por 1.800 reais). Pensei, porque comprar, porque não comprar... comprei! Na pior das hipóteses vendo para algum trouxa por 1.300 reais. Eu já estava atrás de um celular bom com Rádio FM para usar com o HERE WeGo e Strava... O Asus Zenfone 3 4G 64GB/4GB serviria até como backup se algum usuário vítima da sociedade me assaltasse.

Mas  mil reais é dinheiro, o aparelho é bom e então eu decidi que vou usá-lo por 1 mês para substituir o iPhone e iPad. E como não dá para substituir pelo notebook, pelo menos vou tentar usar o mínimo possível.. Então eu resolvi instalar tudo que eu podia no celular para fazer valer a pena os 64GB.

Pois bem. Primeiro passo foi desabilitar todos os bloatwares (que não são poucos) já que não dá pra remover de vez. Segundo, instalar os principais aplicativos.

Decidi instalar tudo que é da Microsoft:

  • Arrow Launcher
  • Swiftkey Keyboard
  • Outlook.com
  • OneDrive
  • OneNote
  • Word
  • Excel
  • Powerpoint

Além disso, Firefox, Telegram, WhatsApp, VLC etc. E já que os ícones dos aplicativos são muito feios (Twitter, por exemplo), o jeito foi usar o pacote de ícones Belle UI (que é inspirado no Symbian Belle),

Tirando a Cortana e alguns outros apps (como Skype, Groove etc)., basicamente virou um Windows Phone.

Tirando o sistema em si (que eu prefiro o W10M), os aplicativos incrivelmente são melhores no Android (menos estável e polido que no iOS) do que no próprio Windows Phone. Bem, não vou postar nada a respeito da ZenUI porque é o que mais tem por aí. 

A lockscreen e a homescreen com o launcher Arrow com o BelleUI iconpack):


O launcher Arrow, que é bem simples mesmo. O que me fez escolher foi a integração com o Wunderlist, a bandeja na vertical e poder usar pacotes de ícones... não sou muito de ficar customizando. Só customizo o que é feio, como SuaMãe™.


Não uso o Contatos e Agenda padrão, nem o email (não sei porque diabos a Asus não tem um cliente de email padrão, tem apenas o Gmail como bloatware).

Então resolvi usar tudo no aplicativo do Outlook, que contém o email, contatos e agenda. Foi até melhor, pois apenas o aplicativo da MS dá para enviar email usando um alias. Pensei em postar prints dos programas, mas acho que é besteira.

Pelo tamanho da tela, de 5,5", acho que dá para dar um migué e usar para a leitura (tem aquela parada de deixar amarelado para não cansar a vista durante a noite).

Nem lembrava que o Word abria PDFs também. Ficou ideal para leitura:


E talvez me incentive a ficar mais tempo no Plasma 5 por causa do KDE Connect. Para instalar no openSUSE com KDE, basta liberar o firewall no YaST:


Baixar na Play Store o KDE Connect. Depois parear:





Então o celular irá funcionar como touchpad + keyboard. Além de poder transferir arquivos, controlar players de música (como o VLC) e outras coisas. Inclusive exibir as notificações (para funcionar precisa habilitar):



Incrível como o Windows e Windows Phone nunca teve algo parecido. Coisa que deveria ser nativo.

Android continua evoluindo, percebi que agora com o Nougat o app solicita autorização para usar o microfone, gps etc. Android não é iOS ou WP, então não deveria vir com bloatwares... é uma pena que tanto o Google quanto as OEMs enchem de bloat pra lucrar. Sei que vou ficar puto quando sair o Android O e a Asus não atualizá-lo... mas tudo bem, um mid-end com bom hardware pelo preço de Motoboy G, tô no lucro!

Já o Asus Zenfone 3 64GB/4G por 999 reais valeu muito a pena. Pelo preço normal de 1.800 reais, nem fodendo eu compraria. Não vale.

A câmera é excelente e o aplicativo padrão tem várias opções, inclusive modo manual que lembra muito os Lumias com o pureview. O sensor é da Sony, então a qualidade é bem acima da média.

Acho que é por isso que a Microsoft odeia o Windows Mobile, muito melhor deixar as OEMs se foderem fazendo hardware enquanto ela apenas fornece o serviço. Considerando aplicativos, a experiência no iOS e Android é muito melhor que no próprio Windows Mobile.

A própria MS está matando lentamente o WM porque ao anunciar um "surface mobile" com Windows full numa tela de 6" com os softwares já adaptados para tela pequena, ninguém vai se sentir abandonado como aconteceu com o WP7, WP8 e WinRT.

Por isso que o esquema é você usar o que você precisa. Seja qual for a plataforma.

Como diria Bruce Lee: "Be water, my friend".