23 de fevereiro de 2017

Google está sendo investigada por atrapalhar o Tizen


Não é novidade que o Google comprou o Android e não fez questão de exigir qualidade das OEMs para que sua aquisição dominasse o mercado na área móvel.

Porém, não é a toa que abandonou o slogan "Don't be evil".

A Federal Trade Comission é uma agência independente dos EUA responsável por combater as tretas entre entre empresas e consumidores, comportamentos anti-competitivos etc e tal.

Segundo o Korean Times, a FTC está investigando práticas abusidas do Google que teriam atrapalhadoo o desenvolvimento do sistema operacional livre (de verdade, não sabosta travestida) Tizen OS, que já falei sobre ele.

Resumidamente, o Tizen é um sistema que usa o kernel Linux, o ambiente desktop Enlightenment e outros componentes do mundo livre, mantido pela Linux Foundation e que realmente é livre. A Samsung é uma das maiores investidoras do sistema, que preferiu ele ao Android Wear no seu smartwatch.

Samsung é praticamente a única que vende smartphone com Android pra c*ralho. Enquanto as outras estão capengando, inclusive LG e Sony, ela praticamente sustenta a plataforma. Então se a coreana resolver de um dia para o outro mudar o sistema, de Android para Tizen, no ano seguinte o Tizen OS ultrapassaria fácil o Android.

Mimimi mas não tem aplicativo

Não é bem assim. Apesar de exister o ACL da OpenMobile para rodar os aplicativos do Android no Tizen, o Android é aberto, não? Nada impediria da Samsung implementar o ART (Android RunTime) no Tizen e rodar nativamente. Alias, o BlackberryOS faz isso, roda os .apk nativamente (e não por virtualização).

O problema é que as OEMs precisam aceitar o Mobile Application Distribution Agreement (MADA), que, resumidamente, obriga as OEMs a colocarem os aplicativos do Google (gmail, youtube etc) no aparelho.Porém, o buraco é mais embaixo. Também impede que as OEMs lancem outros aparelhos baseado no Android sem esses critérios.

Na prática, mais ou menos assim: A empresa X quer lançar aparelhos com Android e aceita esse acordo. Aceitando esse acordo, ela é proibida de lançar outros aparelhos com sistemas baseados no Android, só pode usar o Android (por exemplo, a Amazon com o Kindle que usa o FireOS não pode lançar um aparelho com "Android"). Isso faz parte do Acordo Anti-fragmentação (AFA).

Bem, só pode ser piada né, um acordo de anti-fragmentação mas que existe que as OEMs não criem um fork do sistema mas permite o total abandono do Android, inclusive lançando aparelhos com versões antigas..

Mimimi se não concorda não aceita os termos

Não é bem assim. Android usa uma porrada de coisa open-source, qualquer um pode pegar o Android Open-Source Project e fazer um fork. Por fazer isso o Google por pirraça não te permite usar o sistema dele? P*rra, que liberdade é essa?

Na hora de lucrar bilhões com linhas de código dos outros sabe muito bem.

Por esses e outros motivos que eu falo mesmo, odeio o Google (não o Android)