26 de janeiro de 2017

Raposão Responde


Eventualmente algum n00b me envia email perguntando sobre alguma coisa idiota, mas outros coisas úteis. Às vezes a dúvida de um é a mesma de outro, então resolvi inaugurar uma seção onde irei responder as principais dúvidas dos caros leitores.


Se você tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós: raposaodoartico@gmail.com

Levamos a privacidade muito a sério, então não iremos publicar nomes ou os emails dos leitores, apenas alguns caracteres do email e seu domínio, tática que diversos sites usam.

Então vamos lá.

j******eves@got.com
Iniciante no Linux

Olá Raposão, tenho uma dúvida. Uso Windows faz anos e queria aprender a usar Linux. Qual a melhor distro você recomenda?

Olá caro leitor,

Caso você nunca tenha usado o Linux, recomendo primeiramente utilizá-lo em uma máquina virtual para se familiarizar. Dois pontos importantes devem ser considerados: distribuição e ambiente desktop. Procure distros independentes e antigas, com bom suporte e comunidade, como o Debian, Fedora e openSUSE. Apesar de ter forks que ajudam os usuários novatos, carecem de bons suportes, então, considerando um uso a longo prazo, melhor começar por algo consistente.

Abraços


l****wards@fagmagazine.com
Oieee
Meu iPhone 5C 16GB Rosa está com o display quebrado, porém o touch funciona. Pesquisei em vários lugares e o preço é muuuuuito salgadinho e não sei se compensa. Estou pensando em trocá-lo por um novo iPhone 5S mas é difícil encontrar um em bom estado e um novo está fora do meu orçamento. O que devo fazer? Mudo para um Android e corro o risco de virar piada no clube que frequento? =***

Olá caro leitor(a),

Não sei quanto você viu para trocar a tela do seu iPhone, mas faça um cálculo de padaria: Tente vender o seu quebrado e subtrai o preço de um novo por ele, para ter uma ideia de quanto de fato irá gastar. Depois, compare com o preço para consertar o velho. Claro que a primeira opção sairá mais caro, porém tem que pesar o fato de estar zero bala.

Eu não recomendo um Android porque no Brasil há poucas opções. Por exemplo, se você comprar um Lenovo Moto G Plus, lançado em maio do ano passado, terá 10 meses de suporte. Ou seja, malemá receberá o Nougat, imagine o Android O.

Beijos

m*******rj@globo.com
Celular fácil de usar
Olá amiguinho! Estou tendo dificuldades em usar celular pois não consigo enxergar muito bem. Meu proctologista sugeriu esses celulares com tela grande, mas é difícil de achar. Vale a pena importar? Eu cheguei a testar um celular grande da nokia com aquele tal de windowsfonei e gostei daqueles ícones enormes, são fáceis de enxergar e apertar.. Tentei procurar nas lojas mas não encontrei. Obrigado pela ajuda e que Deus o tenha.

Olá caro leitor, fico feliz que pessoas da terceira idade acessam o melhor blog do cone sul.

Acredito que seu neto tenha um Nokia Lumia 640XL com Windows Phone 8.1 (ou Windows 10 Mobile). Realmente é um celular grande e as Live Tiles (esses ícones giantes que você falou) são ótimos.

Não recomendaria, pois além de ser difícil de achar, a Microsoft comprou a Nokia e cagou na linha Lumia. E ficou evidente que está abandonando o Windows 10 Mobile para utilizar o Windows 10 (aquele do PC) em smartphones. 

Para o seu perfil eu recomendaria o Android mesmo, tem o Asus Zenfone 2 Laser com 6 polegadas. Tem o Samsung Galaxy A9 também com 6", porém mais caro e com vários recursos que o senhor provavelmente nunca usaria. Dê uma olhada nesse Asus que citei.

Abraços.


c****ão94@gmail.com
ehauheuaheuahuehae

HEAUHEUAHEUAHEUAHEUAHEAUHE

Olá, acho que você sentou no celular com ele desbloqueado e não percebeu.

Abraços


gui*****roli@gizuol.com.br
Olá caro futuro colega de trabalho,

Estou querendo montar um blog também e queria algumas dicas. Qual o melhor site de hospedagem gratuito? Quais são suas principais fontes de notícias? Você tem inglês fluente? Qual o melhor tradutor que existe atualmente? Você usa o Telegram? Você poderia linkar meu blog no seu como propaganda e me ajudar com pageviews? Obrigado!

Olá futuro blogueiro,

Os dois serviços mais comuns que conheço são o Blogger (que foi comprado pelo Google) e o Wordpress. O Blogger é bom para quem não pretende expandir e usa o ecossistema do Google. Já o Wordpress é interessante pois é uma plataforma mesmo, você pode baixá-lo gratuitamente, instalar em seu servidor (ou alugado) e modificá-lo bastante. Eu uso o Blogger pois já usava em 2004, então já estava familiarizado, e não pretendo expandir, quero apenas um simples blog.

Sou preguiçoso, como SuaMãe™, então uso o Twitter para ler as principais notícias. Eu sigo vários jornais (BBC, washingtong post, new york times, folha, estadão etc) e as páginas de notícias (windowscentral, androidcentral, imore, crackberry, engadgement, theverge etc) e também de empresas (microsoft, google, suse etc) e criei listas para classificar. Então uso o Flipboard para ler no iPad como se fosse um jornal... no computador prefiro ler pelo site do Twitter mesmo. O interessante é que muitos sites publicam uma prévia no Twitter primeiro antes de publicar em seus próprios sites, então você consegue dar o furo antes de todo mundo.

Meu inglês é meia boca, costumo usar o dicionário Cambridge para tentar compreender alguma coisa que não entendo e, caso não consigo, aí uso o Google Translator mesmo, mas precisa ter cuidado pois as traduções, apesar de "certas", podem estar fora do contexto.

Uso o Telegram mais para grupos, pois o app para desktop é muito melhor e tem mais recursos. O WhatsApp eu deixo mais para comunicação pessoal, evito até grupos. Eu vejo o Telegram mais como um sucessor do MSN Messenger e o WhatsApp do SMS. Já que o WhatsApp usa apenas o número do celular e evitor sair distribuindo(e nesses grupos o seu fica aparecendo, ao contrário do Telegram que fica oculto e aparecer apenas o username que você escolher.

E sim, posso colocar o link do seu futuro blog aqui! Boa sorte nessa empreitada!

Abraços


Bem, é isso galerinha do mal, essas são as principais dúvidas. Caso você tem alguma, só enviar! raposaodoartico@gmail.com.

Até logo!