28 de dezembro de 2016

Tesla previu um acidente? Muita calma


Que Elon Musk é foda e a Tesla é revolucionária, não há o que questionar. Porém, a verdade precisa prevalecer e nada melhor do que o melhor blog do cone sul para fazê-la florescer.

Este é o video que todos os blogs de merda estão falando que o piloto autônomo automático disse que deu uma de Precog e previu um acidente.

O vídeo em questão:


Vamos analisar o vídeo com muita calma. Tem dois pontos interessantes.

O primeiro ponto é o barulho. Muita gente diz "óó tá venu, tá venu! O apito é o carro dizendo que tem um acidente e então ele freia!!!"

Não. Esse apito é que o piloto automático foi desativado pois, por algum motivo, o carro entendeu que havia a necessidade da intervenção militar do motorista por causa de alguma situação anormal. Provavelmente por causa dos carros parados à frente.

Então não, o carro não previu o acidente, tanto é que passou para a direção manual. Como o veículo a frente estava parado, provavelmente foi efetuado uma frenagem de emergência (independente se estava no modo automático ou não) ou até mesmo do próprio motorista. Alias, pode ser que o próprio motorista tenha assumido o controle e o piloto automático foi desativado.

Tem um outro vídeo em que o Tesla desativa o piloto manual e dá ouvir o apito:


Então fica bem claro que o veículo não previu bosta nenhuma, inclusive desativou o piloto automático e jogou a bomba para o motorista. Se ele estivesse desatento (confiando no piloto automático) poderia até dar alguma merda. Mas como muito provavelmente o carro tem um sistema de frenagem de emergência, mesmo que não tivesse prestando atenção o carro teria freado.

De novo, o carro não previu nada. No máximo no máximo fez um favor de frear.

Agora o segundo ponto bem interessante. Reparem no veículo na faixa da direita, acho que um Fiesta:


Estava livre à frente do Fiesta preto. Ele não precisaria nem reduzir, tampouco frear. Mas ele freou.

Por que ele freou?

Porque ele estava atento. Ele sim previu a cagada do Corsa vermelho e se antecipou freando. Eu duvido que um carro hoje com piloto automático ou até mesmo autônomo teria feito essa previsão que o Fiesta fez.

Inclusive tomando a atitude de jogar o carro para o acostamento e área de escape para evitar uma colisão com um veículo atrás dele. Geralmente o piloto automático apenas frea mantendo na mesma faixa.

Eu sei que estatisticamente é mais provável um humano errar do que um Tesla, mas é porque a maioria é bração mesmo. Eu não sou, então prefiro eu mesmo ter o controle do meu carro.