17 de dezembro de 2016

Lumia 520 rodando Nougat diz muita coisa


A maioria deve ter lido sobre um Nokia Lumia 520 rodando o Google Android 7.1 Nougat. Isso é incrível e ao mesmo tempo trágico.


O Lumia 520 é um celular lançado pela Nokia em Agosto de 2013 com processador Qualcomm MSM8227 dual-core de 1.0GHz, Adreno 305 e com 512MB de RAM.

Android 7.1 Nougat é um sistema comprado pelo Google e lançado em Agosto de 2016.

Conseguiram colocar a penúltima versão (a última é a 7.1.1) do Android em um celular de 2013 originalmente com outro sistema.

Basicamente isso mostra duas coisas: os celulares estão cada vez mais parecidos com um computador, ou seja, flexível.

Segundo, por que diabos um sistema de 2016 consegue rodar num celular de 2013, de forma não oficial, e as respectivas empresas não conseguem fazer isso oficialmente com seus próprios hardwares e softwares?

O Google não mostra o share do Android Nougat 7.1, apenas do 7.0 ao 7.1.1, que dá 4%. De todos os celulares Android neste mundo, apenas 4% estão rodando o Nougat.

A Microsoft não mostra o share do L520, mas aquela empresa AdDuplex faz uma medição tempos em tempos e da última vez que eu vi, esse modelo ainda liderava com uns 10%.

Os googlesheep que idolatram o Android e tiozinhos que idolatram o Windows que me perdoem, mas essas duas empresas tem algum problema.

O Android Nougat 7.1 rodou relativamente bem no L520 com 512MB de RAM sem ter os respectivos drivers, firmware e os carai a 4 otimizados.

Por que a porra do Google não dá um jeito dele atualizar os celulares? Ah sim, o velho papo de merda que a culpa é das OEMs. Não, a culpa não é da OEM, vide o W10M que tem as atualizações direto da MS.

Sim, o Google deliberadamente está pouco cagando para isso (tanto é que ele próprio só da 18 meses de atualização do sistema e 3 anos de patches). E ainda tem gente que defende esse tipo de empresa.

E por que caralhos d'água a Microsoft também cagou para as linhas x2x de 2013? Dizer que o L520 é limitado mas aí aparece uma gambiarra rodando o Android 7.1 Nougat ou então o hack para instalar o W10M nas linhas x3x que rodam relativamente bem, apesar da falta de otimização?

Eu uso o Google Search, uso o Google Maps, uso o Windows, uso o Office, uso o Outlook.com... mas são bons produtos, beleza.

Mas eu larguei o Android e o WP recentemente porque simplesmente está foda. Os caras estão fazendo os consumidores de idiotas.

Mimimi mas fazer o que, Raposão? Não tem opção.

Não é porque você não consegue pegar outra mulher que você vai continuar com uma que está te chifrando, certo? Sei lá, compre um Nokia 3310, compre um Jolla, um Ubuntu Phone...

Ou, na última hipótese, pare de ficar trocando essa bosta de celular todo ano e dando mais dinheiro para essas empresas.

Sabe porque isso não acontece nos desktops? Porque se a Microsoft resolver exigir um hardware diferente, ou impedir por pura birra os hardwares antigos, a galera simplesmente vai continuar usando os sistemas antigos e que se foda, vão continuar com os patches de segurança por 10 anos e os programas continuarão funcionando sem engasgos.

Os celulares não são os mesmos dos anos 2000 que era bem limitados. O Lumia 520 rodando Android 7.1 é um tapa na cara nessas empresas e nos imbecis que falam que celular só dura 2 anos.

Tá na hora de parar de fazer papel de trouxa, mano!

Fica aí registrado meu ódio.