13 de novembro de 2016

Razões para não usar o Uber


Alguns acham que sou paranóico em relação a privacidade. Isso é mentira, sou da ala dos moderados. Uso Windows, Office, iOS e vários outros softwares proprietários. Apenas evito o excesso de violadores de privacidade, como Google, Facebook... infelizmente ainda uso o Outlook.com, mas lentamente vou usando mais o ProtonMail.

Agora, paranóico mesmo sem dúvida nenhuma é o Stallman, que dá motivos para não usar o Uber.


O Stallman é incompreendido. Ele não quer que tudo seja aberto, livre e de graça, apenas que o usuário tenha controle do que ele usa, não a empresa. A empresa apenas fornece a ferramenta. Além disso, é graças ao louco que você usa Android.


Enfim, recentemente ele postou algumas razões para não usar o Uber. O texto é pequeno e vale a pena ler. Acho que a maioria vai concordar com alguns pontos.

Privacidade

Sem dúvida nenhuma é uma das maiores tretas. O Uber monitora você e obviamente compartilhará com o Pato Donald Trump. E salva tudo eternamente, onde você foi, onde esteve, com quem, seus hábitos. Não, e não só você, de muita gente. E tem tempo real.

Eu sei, eu sei, você é branco, hétero, opressor, pai de família e que não deve nada. Aí entra aquela frase do Snowden: Não é porque você não tem nada para falar que vai cagar para a liberdade de expressão.

O Uber postou no seu blog, e apagou o post em seguida, sobre algumas análises que eles fizeram com os dados que tem. Ele até sabe quem sai para o rolê para um sexo casual, dar uns pegas e pans. O nome da postagem? Rides of Glory Hole. Mas como postar na Internet é igual mijar no mar: até pode parecer que sumiu, mas estará sempre lá. No caso, no Web Archive.

Stallman também lembrou da treta de um executivo da empresa que usou a plataforma para stalkear um jornalista.

Ele fala de outros temas, como tributos, abuso em relação aos próprios motoristas, que podem desligar os caras sem mais nem menos.

Eu odeio taxista e sou totalmente contra o modelo do Uber. A empresa teve um prejuízo de mais de 3 bilhões de reais porque oferece um preço muito abaixo da realidade, e só não tem um resultado pior porque não paga nenhum direito trabalhista, justamente para acabar com a concorrência, no caso, os taxistas. Não quero nem entrar no mérito se os taxistas são uns vermes ou não (eu acho que a maioria é).

Enfim, não precisa ser paranóico, mas também não precisar ser igual SuaMãe™: toda aberta. Tem que haver um balanceamento na porra toda. Não é porque a fechadura da sua porta é fácil de ser violada que você não vai trancá-la.


Elon Musk

O modelo (não a empresa) Uber irá falir. O modelo do Elon Musk é o mais adequado. Um mundo em que todos terão um carro autônomo e que poderá alugar para outros quando o dono não estiver usando.

A ideia é parecida com a energia solar. Se a pessoa capta mais energia do que usa, ela pode vender essa energia. A mesma coisa será com os carros, enquanto você estiver dormindo, alguém poderá solicitar seu carro.

Isso sim é o futuro.  CholaMais™, Ubeletes!