17 de novembro de 2016

openSUSE 42.2 está entre nós


Sim, finalmente uma ds melhores distros lançou sua nova versão. Eu já vinha testando o 42.2 alpha e estava muito bem, o RC já estava muito estável. Tanto é que quando eu atualizei para o final foi pouca coisa.

O que há de novo? Não sabemos!

Resolvi baixar a iso do openSUSE Leap 42.2 final para testar antes de fazer uma instalação limpa, pois vou abandonar o Tumbleweed. Não aguento mais ficar atualizando toda hora e cada atualização é um monstro. Graçazadeus minha internet não tem franquia, mas mesmo assim é f*da.

Mas em compensação, o Leap é híbrido, tem o core do SLE e as novidades da comunidade vindo do Tumbleweed. Então o sistema é sempre atualizado, com suporte etc.

Só para lembrar, cada grande versão (42, 43 etc) tem o EOL de 36 meses e as atualizações menores (42.1, 42.2 etc) tem 6 meses. Essas atualizações menores se comparam aos Services Packs do SUSE Linux Enterprise. Então, resumindo, se você quiser ficar com uma versão, terá 3 anos de suporte. Caso queira suporte, terá que atualizar magicamente para a versão posterior.

O openSUSE é tão foda que até a release notes são fodas:


Lá tem tudo o que você precisa saber, desde a instalação até a atualização a partir da versão anterior (openSUSE Leap 42.1) e da versão do modelo anterior (openSUSE 13.2). E outros assuntos.

Na página de download tem basicamente duas versões: a completa (iso e torrent) e a net install (iso e torrent). Eu sempre baixo a completa para deixar num dvd/pendrive, assim caso eu preciso fazer uma nova instalação não ter que baixar tudo de novo.

Já que faz sentido você instalar o Linux agora mesmo, então instale-o nem que seja em máquina virtual para conhecer, pois nunca se sabe o dia de amanhã.

Essa versão está com o kernel 4.4.27, KDE Plasma 5.8.2 LTS (long-term support), KDE Frameworks 5.26.0 e Qt 5.6.1, GTK+ 3.20.4, LibreOffice 5.1. Não são as mais atuais, mas são as mais estáveis (conforme a equipe do Leap, claro). Também tem melhorias no YaST e outras coisas.

A instalação praticamente não muda em nada:

O boot:


Seleção do desktop:


Resumo da instalação, onde você pode mudar a configuração do boot, software, hardware etc.:


E a instalação:


Depois de instalado, o login customizado pelo openSUSE:

Vem com três temas globais (aquele look and feel): Breeze, Breeze Dark e openSUSE. E no tema do desktop, que muda mais o plasma shell etc, tem outros, do Breeze, vários do openSUSE e o tosco do Oxygen.


Como eu odeio papel de parede preto e tema claro, mudar as paradinhas:


Sem "nada" aberto até que não consome "tanto", menos de 500MB.


Versão do kernel e KDE:


Dolphin e o Telegram (cholamais whatsheep):



Bem, é isso. Em relação ao Leap 42.1 não tem tem grandes mudanças, até porque se trata de apenas um "Service Pack".

Quem tiver interessado, tem toda a documentação (instalação, guias de ajustes e segurança etc.) e é bem completa.

Como sempre, tem que tirar os bloatwares... ao contrário daquele sistema tosco, dá para remover sem gambiarra.

Não sei se no 42.1 funcionava, mas agora finalmente o winkey serve para alguma coisa!

E a tela de logout:



É isso aí. Uma das melhores distros de Linux e que é muito subestimada.

Enjoy