24 de junho de 2016

Remover o P2 não é como remover o CD


Quando a Apple resolveu tirar o drive de CD/DVD-ROM dos Macbooks muita gente pirou. Anos depois várias OEMs também passaram a fazer isso. Se eu não me engano também foi ela que resolveu tirar os floppy drivers dos iMacs e cia. Mas até aí tudo bem, cds e disquetes estava em desuso por ter pouco espaço e os drives ocuparem espaço, pesarem e custarem dinheiro.

Remover algo que há substitutos (no caso zip drives, pendrives, nuvem etc) tudo bem, faz parte. Mas remover algo que não há substituto, aí é treta.

Há vários rumores que a Apple vai remover a saída de áudio de 3,5mm para ocupar espaço e melhorar também torná-lo a prova d'água. E todo mundo só fala nisso.

Uns são contra, porque é uma opção a menos e outros defendem e usam como argumento justamente os drives de CD/DVD e disquetes, falando que é evolução e blablabla. E o que foi evoluído? Qual a alternativa? Usar o cabo proprietário da Apple? Usar adaptadores? Não, adaptadores não são evolução, pois você irá continuar usando plug de 3,5mm, então não terá substituído o 3,5mm!


Os disquetes foram substituídos por CDs. Os CDs por DVDs. Os DVDs por BLU-RAYs e assim vai. Obviamente CDs ainda são comercializados pois foram produzidos e ainda existem por aí. Mas alguém aí usa discman para ouvir as músicas? Não, ninguém quer carregar esse trambolho!

Já o plug em questão não, todo mundo usa essa merda. E não adianta falar que o bluetooth vai substituir, pois a qualidade é inferior e precisa de alimentação externa (bateria ou pilha).

Então a solução é usar cabos lightning, mas que são proprietários. Ou seja, se você comprar um fone assim não vai poder usar em outros lugares. Qual a p*rra da lógica?


Mimimi é Apple

Não, não é só a Apple. O recém-lançado Lenovo Moto Z (e suas variações) já deu a largada com essas idiotices e não vem com o plug 3,5mm.


Nem a p*rra do USB-C se tornou popular ainda. E se daqui uns anos der a louca na USB-IF e resolverem criar um USB-D amanhã?