8 de março de 2016

De onde vem o dinheiro?


Muita gente acha que a Microsoft ganha dinheiro com Windows, o Google com o Android e a Apple com o iTunes/Appstore. Mas não é bem assim.


Estava lendo uma matéria da ZDNet e, apesar de não ser tão bom quanto o Expresso, fala de algo interessante: o faturamento dessas empresas.

Alguns até suspeitam que o Windows atualmente não é o principal produto da Microsoft, que boa parte da receita do Google é com publicidade e os iPhones tem uma boa representatividade.

Confesso que não olhei as demonstrações contábeis do quarto trimestre de 2015 delas, então vou acreditar na ZDNet sem medo de ser feliz.

Microsoft


A empresa do Nutella Nadella, conhecido pelo Mobile First, Cloud First, WP later, realmente está abraçando a causa. Cerca de 20% do faturamento é com serviços em nuvem e servidores. A novidade (pelo menos para mim) é que jogos representa 16%, acima do Office com 14%.

E o Windows? Bem, com a política agressiva de atualização gratuita e forçada (inclusive fazendo vista grossa as atualizações com Windows Jack Sparrow), era de se esperar, mas não tanto, uma baixa participação, cerca de 10%.

Ou seja, a Microsoft não "precisa" mais do Windows. Entre aspas porque precisa dele como ambiente, um meio para fornecer seus produtos (como Office, jogos, serviços etc).

Parece estranho mas é normal. Alias, o faturamento é bem diluído:


Isso é importante, de não depender de um único produto ou serviço, pois cria um risco a empresa, já que se der alguma merda naquele produto/serviço vai sangrar feito SuaMãe™ no cio. Exemplo clássicos são as fabricantes de celulares e computadores.

Ah, a Microsoft até anunciou em seu blog (que está offline agora, não sei porque) que vai levar o SQL Server para o Linux (agora vai!), mais uma prova do foco em servidores e nuvem.

Google


Vou chamar de Google porque a Alphabet é tipo as empresas dos filhos do Lula, não tem funcionários, instalações e na prática não fazem nada, só administram o dinheiro.

Até pouco tempo atrás, o faturamento do Google era praticamente com publicidade, quase atingindo os 100%. Já no quarto trimestre de 2015, o faturamento com anúncios foi cerca de 90%. A participação da Google Play, serviços empresariais, Nexus, Chromebooks, Chromecast etc representou cerca de 10%. Tem aquele zero-alguma coisa, que é Google Fiber, Nest etc.


É por isso que, ao meu ver, Google é uma empresa de publicidade, não tecnologia. Eu sei, eu sei, vão me chamar de hater e tal, mas os números estão aí.

Já li algumas matérias prevendo que o faturamento com serviços e produtos (de tecnologia) irá ultrapassar as de propaganda EmBreve, mas eu sinceramente duvido. Não questiono a capacidade do Google em produzir boas tecnologias, mas é que dá dinheiro, muito dinheiro, é publicidade. Só olhar o Facebook. Mas seria interessante, pois há poucas grandes empresas realmente de tecnologia.

Apple


Ela fatura muito. Pra c*ralho. Pela união do excelente hardware, do excelente software, da excelente propaganda e do preço otáriosférico, temos o Capitão Faggot um público fiel que paga por isso, seja pela qualidade seja pela ostentação.

Eu achava que o iPhone era importante para a Apple, mas confesso que não imaginava que era tanto assim. Mais da metade, cerca de 65%, do faturamento dela é apenas com iPhone. É muita coisa. Apesar do Google faturar 90% com publicidade, não é tão arriscado porque são várias áreas e propaganda nunca vai deixar de existir.

Mas essa enorme dependência pela vendas de iPhones, me surpreendeu. Os outros produtos como iPad, Mac e serviços, individualmente mal chegam aos 10%.


Talvez seja por isso que ela está diversificando os modelos (além do Plus, os fortes rumores de um "mini" com tela de 4"). O principal e único concorrente é o Android, mas o tem aí o Windows Mobile (que várias OEMs resolveram abraçar só agora), o Ubuntu Touch (que é uma bosta, mas até aí o Android também era uma bosta no início), o Sail Fish (que tá lá no banco de reservas), o Tizen (que a Samsung está louca para que dê certo). Temos até o Plasma Mobile (baseado no Kubuntu rodando KDE).

Não que hoje esteja ameaçada, apesar de ser a segunda em market share, é a que tem um maior valor agregado. Massss, olha a Nokia, Motorola e Blackberry.

Conclusão


Enquanto elas enchem o c* de dinheiro, vocês ficam aí tretando.