12 de janeiro de 2016

Remix OS 2.0, o Android para PC



A empresa JEDI JIDE produz um mini PC chamado de Remix Mini e do tablet Remix Ultra-tablet que rodam o sistema operacional Remix OS, O tablet parece ser bem interessante, é quase um Google Pixel C porém mais barato (299 obamas na Amazon) e com um sistema mais promissor.

Hoje ela publicou uma versão alfa do Remix OS 2.0 para download.

"The world’s first true Android PC"


Esse é o título no site do JIDE para divulgar seu sistema. Quem quiser dar uma espiada:


Alguns blogs lixo falaram que seria um sistema bom para seu aquele velho PC que está na gaveta, mas não é bem assim pois necessita de uma entrada USB 3.0, coisa que nem todo PC velho possui.

Claro que não tem todas as funcionalidades de um sistema operacional completo, já que trata-se de uma modificação de um sistema de celular. Mas para o uso simples é muito bem vindo, sendo mais útil que o Android puro para tablets e desconfio que seja até mais útil que o Chrome OS pois, apesar de não ser um sistema completo, tem mais recursos out-of-the-box.

Com certeza você vai ler sobre ele nesses blogs lixo, mas só aqui você vai vê-lo em ação e como instalar.

Quem quiser experimentar no seu PC em uma máquina virtual, basta baixar o VMware Worktation 12 (gratuito para uso doméstico) e a imagem do Remix OS for PC (700mb). Se alguém tiver alguma dúvida de como instalar e configurar o VMware, leia aqui.

Após configurar o boot com a .ISO e iniciar a máquina virtual, vamos bootar o sistema. Escolha o modo "Guest mode" (aqui e em várias pessoas o "Resident mode" fica travado):


Em seguida vai carregar o sistema:



Pode levar alguns segundos. Depois vai para a tela de configuração, começando pelo idioma.


Eu selecionei o layout do teclado em Português, mas vamos ver no que dá.


Depois vem a famosa tela de contrato que ninguém lê


E voilá:


Agora é só usar. Ou não.


Bem, eu acredito que deva ser a VM ou por estar em alfa ainda... mas a usabilidade é bem diferente da do vídeo de apresentação do Remix OS 2.0.

Ficou ó, uma bosta!

Vou tentar bootar pelo pendrive para ver se fica melhor.

Para instalar no pendrive, basta executar o arquivo remixos-usb-tool-B2016011102.exe ou então formatar o pendrive em FAT32 e descompactar o ISO nele.