19 de novembro de 2015

Como quase instalar o Linux no HD externo



Após uma pergunta do nosso ilustre comentarista Hugo Vinícios sobre um problema com o boot no linux instalado num HD externo, resolvi testar aqui em um HD velho.

Estava tudo OK até que... Apertem os cintos, o grub sumiu!

17 de novembro de 2015

Aeroporto em Paris é fechado por causa de falha no Windows


Devido a uma falha no Windows, o aeroporto Orly, em Paris, foi temporariamente fechado nesse sábado. Até aí nada normal, mais uma falha no Windows. Mas não era um Windows qualquer. Não, não era o Vista ou Milleeeeeeeenium. Foi uma falha no Windows 3.1. Sim, três ponto um.

E você reclamando da Samsung.

14 de novembro de 2015

Atentados na França era só questão de tempo



Não gosto de falar de política, mas depois de ontem não tem como. Não vou postar fotos, vídeos, áudios ou coisa do tipo porque  no Twitter e LiveLeak é o que mais tem.

Vou falar de algo que nenhuma mídia teve coragem de falar: todo mundo já sabia que isso ia acontecer.

10 de novembro de 2015

O Dia Em Que o Kernel Parou



O Linux é igual o Android: se não travou, um dia vai. 

Estava eu, a noite, tomando meu café e ouvindo Hooverphonic de buenas e resolvo atualizar o meu linux. Até aí atualizar o sistema não tem nada demais (exceto para os usuários do você-sabe-o-que), mas durante o boot percebi uma mensagem de erro, dizendo que havia uma possível duplicidade no fstab. Mas isso não gerou nenhum problema nem nada.

Já fazia um tempo que eu não atualizava os drivers da Nvidia (é recomendado reinstalar após um novo kernel), pensei que até poderia ser isso. Fui abrir um joguinho e voilá, não funcionou. Deu erro ao rodar o optirun (que serve para ativar a placa da Nvidia, aqui no notebook eu tenho duas, Intel + Nvidia).

Até aí blz, em algum momento eu havia atualizado o kernel, é quase sempre certeza que vai precisar reinstalar, resolvi reinstalar. E me arrependi.

7 de novembro de 2015

2016, o ano do Tizen


Essa semana o Tizen atropelou a Blackberry (que agora amarga o quinto lugar) em marketshare, impulsionado pela Índia e Samsung. Tá certo que se um indiano comprar celulares Tizen para seus filhos, o marketshare vai aumentar em 0,2 pontos percentuais. Mas não tira o mérito do sistema.

O que é Tizen que mal conheço e já considero pacas? Primeiro vamos falar o que ele não é. Apesar de ser baseado no Linux, como o Android, não é uma distro e ele não é propriedade da Samsung, como muitos sites LIXO vem publicando (G1zmodo, Tecbunda e outros).

Ele é mantido pela Linux Foundation, gerenciado pelo Techical Steering Group e guiado pela Tizen Association através de seus membros para atender seus parceiros (que não sou poucos). Ou seja, o bagulho não é PoucaBosta™.

6 de novembro de 2015

Don't reboot, just patch it!


Ontem o SUSE postou um vídeo na sua conta oficial do Youtube, com o clipe da música Uptime Funk, uma paródia do Uptown Funk do Mark Ronson com o Bruno Mars.

5 de novembro de 2015

Primeiras impressões sobre o Leap



Como sabem, ontem foi lançado o openSUSE Leap 42.1, e na mesma hora baixei para dar uma olhada. Acabei pegando o sono e resolvi deixar para hoje. Aparentemente não tem grandes mudanças em relação ao 13.2, o que mudou mesmo foi a método de publicação, manutenção etc., que terá envolvimento da equipe de do SLE (enterprise) e melhorando a estabilidade, aí sim houve mudança significativa, já que antigamente as equipes trabalhavam separadas.

Para quem também quiser instalar em uma VM basta seguir esses passos e baixar a imagem do Leap 42.1.

4 de novembro de 2015

Lançado o openSUSE Leap 42.1



A espera terminou! Acabou ser anunciado o lançamento oficial do openSUSE Leap 42.1, trazendo um novo tipo de distribuição chamada de Leap. Quem quiser já pode baixar as imagens no site oficial.

Conforme o SUSE, o Leap é uma distribuição híbrida que usa o core do SLE (SUSE Linux Enterprise, versão comercial e com suporte técnico), oferecendo um alto nível de estabilidade que será "incomparável com outras distribuições de linux" e vinculado ao desenvolvimento com a comunidade. Antigamente o desenvolvimento do SLE e do openSUSE era separado.

3 de novembro de 2015

OneDrive não é mais ilimitado e contas free terão 5GB



A alegria durou pouco. Microsoft vai limitar o espaço no OneDrive dos assinantes do Office 365 e reduzir de 15 para míseros 5GB nas contas gratuitas. Tanto para novos usuários quanto os antigos.

P*rra, Microsoft. P*rra Nutella Nadella. Vai f*der com os usuários antigos também?

1 de novembro de 2015

SteamOS "Brewmaster" no VMware


Após o pedido do iLoveiCarly (o que eu não faço rindo o que você me pede cholando) para falar sobre o SteamOS, já que a matéria do Dio Linux foi porca superficial, e como eu me interesso pelo maravilhoso mundo do código-aberto, fui dar uma pesquisada.