4 de dezembro de 2015

Cazaquistão aumentará a vigilância sobre seus cidadãos



Agora é a vez do Cazaquistão de aumentar a vigilância sobre seus cidadãos e de uma forma mais descarada que os EUA e a China. O governo simplesmente vai obrigar todo mundo a instalar seu próprio certificados de segurança em todos os computadores, tablets e celulares.

Com essa medida, teoriocamente o governo poderá interceptar qualquer tráfego na Internet de seus cidadãos, mesmo os seguros, através de ataques acessos Man-inthe-midle, acessar históricos de navegação e o nome/senha das conexões seguras, incluindo o tráfego encryptografado HTTPS.

Conforme uma publicação de uma operadora de telefonia cazaque que foi estranhamente removida (mas todos nós sabemos que nada na internet some).

De acordo com uma lei de operadoras de telefonia, eles serão obrigados a realizar desvio de tráfego através de protocolos que suportam códigos que usem o certificado de segurança. Esse certificado de segurança nacional irá garantir a proteção dos usuários cazaques ao usar protocolos de acesso para fora do país.

Ou seja, é um superfish cazaque. Um "Great Firewall" chines só que mais humilde. Enfim, tá todo mundo fodido lá.

A preocupação é que o governo vai usar esse sistema para aumentar o controle sobre a Internet. O presidente lá está desde 1989 no poder e nos últimos anos vários "dissidentes" foram presos, além de sites censurados. Recentemente o Human Rights Watch afirmou que o país é como uma ditadura, criticando a falta de liberdade de expressão, direitos civis e outras coisas

Mas como diriam os comentaristas do G1z, "quem não deve não teme".