17 de novembro de 2015

Aeroporto em Paris é fechado por causa de falha no Windows


Devido a uma falha no Windows, o aeroporto Orly, em Paris, foi temporariamente fechado nesse sábado. Até aí nada normal, mais uma falha no Windows. Mas não era um Windows qualquer. Não, não era o Vista ou Milleeeeeeeenium. Foi uma falha no Windows 3.1. Sim, três ponto um.

E você reclamando da Samsung.




O aeroporto usa o sistema chamado de DECOR para comunicar as informações do Runway Visual Range (o RVR é o "alcance visual da pista", ou seja, a distância em linha reta entre a pista e a aeronave que é possível avistar a pista, ou a iluminação, em condições meteorológicas desfavoráveis).

If it ain't broke, don't fix it!


Dependendo da situação é normal usar sistemas legados. Já que a p*rra tá funcionando, não mexa. Mas usar o Windows 3.1 em uma tarefa importante mesmo que não ofereça riscos (se o piloto não enxergar a pista basta arremeter, só vai gastar alguns milhares a mais de combustível), aí é demais.

Ainda conforme a matéria da Arstechnica, o secretário-geral francês da união dos controladores de tráfego aéreo (sindicato), é comum usarem ferramentas com os sistemas antigos, como Windows XP e sistemas Unix antigos. E também diz que é difícil encontrar especialistas em suporte nesses sistemas usados na aviação.

Tá certo que em time que está ganhando não se mexe. Mas 20 anos, aí é demais. Não tem nem suporte mais aos novos hardwares, não tem patches de segurança etc.

O ministro dos transportes francês diz que o país irá modernizar seus sistemas aeroportuários, previstos em 2016. Já o sindicato acredita que só depois de 2019.

Imagino os smartphones dos funcionários lá, devem rodar o Eclair. Nossa, até bateu saudade do meu Motorola Milestone.


Opa, passou já.