21 de outubro de 2015

MS lança nova build do W10M Insider



Hoje a Microsoft lançou uma nova build para quem participa do programa Insider (tipo um alpha tester), versão 10572. Porém contém um bug que não permite a atualização a partir de uma build antiga. 

Para poder essa versão precisa usar o Windows Device Recovery Tool para voltar ao Windows Phone 8.1 e depois instalar o aplicativo Windows Insider. Em seguida, basta ir em configurações e atualizar o celular.

Não precisa de root, gambiarras nem nada, é tudo oficial da Microsoft e não perde a garantia do aparelho. Só vai perder a "garantia" dos recursos do Sistema, por exemplo, pode ser que o Skype por estar em versão de testes ainda não funcione, então você não pode reclamar disso. Mas se a câmera não funcionar mesmo voltando para o WP 8.1, você pode acionar sim a garantia (se estiver no prazo, claro).

Conforme o Gabe Aul, durante a instalação a tela ficará preta entre 10 e 15 segundos, então não se desespere.

As principais novidades são:

Receber notificações de ligações perdidas e enviar SMS a partir do PC com a Cortana

Você precisa estar com a build 10565 ou superior do Windows 10 (do PC) e a Cortana vai te avisar das ligações perdidas e também a possibilidade de responder (essa ligação perdida) com um SMS.




Se você quiser enviar um SMS normalmente (sem ser como resposta a ligação perdida), apenas escreva ou fale "Text" e o nome do contato para a Cortana, em seguida, a mensagem.



Para tudo isso funcionar, a opção "Missed call notifications" precisa estar habilitada no celular.



Skype: texto, ligação e video

Agora o Skype está mais integrado ao sistema. Para enviar mensagens de texto, basta ir no Messaging (que é o app de SMS), selecionar o contato e escolher a forma de envio para Skype. Agora tem suporte a GIF animado. 

Para fazer ligações de audio e video, basta ir nos contatos.

Melhorias na Cortana

Ficou mais gostosa, linda e maravilhosa. Para nós, pobres mortais de terceiro mundo, a Cortana não tem muita utilidade como o mundo real, é mais uma assistente qualquer como a Siri e Google Now. Recebeu uma integração com o Uber, mas não sei se funciona no HUEzil.





Mapas offline

Finalmente foi liberada a opção de instalar os mapas no cartão microSD (como era no WP 8). Então você pode baixar o mapa do mundo todo no seu cartão de 2TB para quando for fazer aquela viagem RTW (round-the-world).



Melhorias o app de fotos

Agora você pode favoritar suas fotos do celular para exibir na Live Tiles (como no WP8). Eu adoro esse recurso, pois as minhas fotos favoritas ficam passando na startscreen. Além de outras melhorias de perfomace, informações, mais opções de edição e adição de um menu de contexto (janelinha após um long press).



Melhorias na configuração de armazenamento

Melhorias na UX para deixar bem próxima de como é no Windows 10 (PC). No blog diz que agora é possível instalar aplicativos no cartão SD ou USB drive (?), ou ambos. No WP8 já era possível instalar no SD... mas em "USB drive"?? WTF!



Correções de bugs e otimizações diversas

Notificações podem ser recebidas sem antes desbloquear o celular, Cortana gasta menos bateria, problemas na Starscreen que não aparece, o ícone do alarme aparece na lockscree (se estiver ligado), teclado não fica alterando a linguagem toda hora etc.

Tretas conhecidas

O voicemail tá meio bugado, abrir conversas no Messaging pode travar em celulares dual-sim se a live tile do app Messagind da segunda linha for removida da Starscreen (que porra de bug é esse?), as fotos não podem ser selecionadas para compartilhar em apps de terceiros (como facebook, whatsapp etc). E os celulares que atualizaram do 8 para o 8.1 via OTA e depois para o 10 pode ter problemas no Wi-fi, a solução é usar o Windows Device Recovery Tools para instalar o 8.1 e depois sim atualizar para o 10.

Basicamente é isso. Algumas funções trazidas do WP, outras novas, correções de bugs e melhorias diversas.

O WindowsCentral fez um hands-on bacaninha:


E o WM Power User também: