24 de setembro de 2015

Milhões de impressões digitais de funcionários dos EUA são roubadas

Crackers haviam invadido o Office Personnel Management (Escritório de Gestão de Pessoas, na tradução livre com selo "Gizmodo de Qualidade") um tempo atrás e roubado milhões de dados importantes dos funcionários, como nomes, senhas, endereços, CPFs etc. Isso por si só já é uma teta treta das grandes. Mas como diriam os Manymais, é uma treta que parece não ter fim tão cedo.


A treta parece ter aumentado. Ontem, os oficiais divulgaram que as impressões digitais de 5,6 milhões de funcionários também foram roubadas de. O número final não foi confirmado, ou seja, pode ser bem maior, já que foi divulgado um tempo atrás que roubaram dados de 21 milhões de funcionários.

O que você faz quando roubam sua senha? Vai lá e altera. E quando um bandido usa seus dados? É possível alterar o CPF ou até mesmo mudar de residência. E quando roubam sua impressão digital? Vai alterar o dedo? Sua íris? Sua retina? Vai Cholar? Usar um procedimento de segurança que não pode ser alterado, é seguro?



Essa onda de biometria como a Apple com Touch ID (leitor digital), a Microsoft com Hello (reconhecimento facial, leitor de íris ou de retina, leitor de impressão digital), o Google com o Android Hey Touch (rumor) e essa avalanche de xinglings com leitores de impressão digital que só deus sabe onde ficam armazenados, é bem estranha.

Algo me diz que estão mais preocupados em catalogar as pessoas do que com a segurança em si. Teoria da conspiração?